Bandeirantes, quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023

AMPLIAÇÃO E RETOMADA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: TRANSPORTE PELA GARCIA E CIRURGIAS COMPLEXAS EM DESTAQUE.

Cuidando de nossa comunidade, Secretaria de Saúde foca nas maiores demandas.

BANDEIRANTES - O município de Bandeirantes está prestes a vivenciar uma significativa retomada dos serviços de saúde, com foco especial na redução das filas de espera para cirurgias de complexidade e procedimentos ginecológicos. Essa iniciativa é resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Saúde e profissionais da área médica.

Ampliação do Transporte da Saúde pela Viação Garcia

A empresa Garcia iniciará o transporte da saúde em Bandeirantes nas próximas semanas. O serviço acontecerá inicialmente uma vez por semana, visando atender as necessidades de transporte de pacientes que precisam de cuidados médicos.

Cirurgias de Complexidade e Ortopédicas

Um dos principais focos dessa retomada é a realização de cirurgias de alta complexidade e cirurgias ortopédicas. Atualmente, cerca de 90 pacientes estão na fila de espera, alguns deles aguardando por atendimento desde 2013, de acordo com informações do setor de agendamento. As cirurgias ortopedicas serão realizadas no Hospital Regional de Arapongas HONPAR.

Chamada dos Primeiros Pacientes

Nessa fase inicial, 10 pacientes da fila de espera estão sendo chamados para realizar os exames necessários e serão operados em Arapongas, por meio do CISNOP, com a contrapartida do município. Esse é apenas o começo, com planos de ampliar os atendimentos no futuro.

Cirurgias Ginecológicas

A Dra. Adriane Cassia Guergolet está liderando o caminho na realização de cirurgias ginecológicas na Santa Casa de Bandeirantes, e a iniciativa já está em andamento. Está previsto que sejam realizadas de 17 a 20 cirurgias mensalmente, o que é um avanço significativo. Com quase 50 pacientes aguardando na fila, a expectativa é que essa fila seja zerada em breve.

Novos Atendimentos no SDI da Santa Casa

O Dr. Eduardo Grande, que atualmente atende no posto do IBC, agora também realizará atendimentos no SDI (Setor de Dermatologia e Infectologia) da Santa Casa. Esse avanço se deve à colaboração do Provedor da Santa Casa, que cedeu uma sala para o atendimento, que ocorrerá uma vez por semana. Durante essas sessões, serão realizados pequenos procedimentos, como a retirada de verrugas, pintas e coleta de material para biópsias.

Essa série de medidas reflete um compromisso contínuo com a saúde da comunidade de Bandeirantes, proporcionando atendimentos mais ágeis e oportunidades de tratamento para aqueles que estavam aguardando há muito tempo. Com essas ações, a cidade dá um passo significativo em direção a uma saúde mais acessível e eficaz para todos os seus cidadãos.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.