Bandeirantes, domingo, 05 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023

MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES PROÍBE CORTE E PODA DE ÁRVORES POR TEMPO INDETERMINADO MEDIANTE AUTORIZAÇÃO

Secretaria de Meio Ambiente já tem cronograma de recolhimento de galhos.

BANDEIRANTES - O prefeito municipal de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, emitiu um decreto que restringe o corte e a poda de árvores dentro do município, em decorrência de um acontecimento que afetou diretamente a capacidade de recolhimento de galhos.

A cidade de Bandeirantes enfrenta uma situação desafiadora após a devolução, a pedido, de equipamentos essenciais para a coleta de galhos de árvores. A ausência desse maquinário fundamental resultou no remanejamento de outro maquinário para  tais operações. Por esse motivo, a secretaria precisa montar um cronograma de recolhimento. “Quando o requisitante solicita a autorização para corte e poda já sabemos e/ou programamos o recolhimento conforme o bairro. Assim não corre o risco dos galhos ficarem na rua por muito tempo.” explica o secretário de Meio ambiente, Vinícius Castellar. Esta situação permanecerá até a aquisição de um novo triturador, que faz parte dos planos da administração para o início do próximo ano.

Em virtude dessa situação, o prefeito decretou a proibição temporária do corte e poda de árvores até uma data específica, visando à preservação do ambiente enquanto a cidade busca se adequar com as solicitações. Essa medida implica diretamente na rotina e nos procedimentos dos moradores, comerciantes e entidades que lidam com a manutenção e cuidado das áreas verdes. A ausência de um equipamento especializado para o recolhimento de galhos demanda a cooperação e compreensão de todos os envolvidos para evitar o acúmulo de resíduos vegetais.

O decreto, emitido em 07 de novembro de 2023, mostra que é importante que os cidadãos compreendam e respeitem as medidas adotadas, cooperando para manter a cidade limpa e preservada durante esse período.

Autorizações – As solicitações para as autorizações de corte e poda deverão ser realizadas no site da prefeitura (www.bandeirantes.pr.gov.br , clique em cidadão e, por fim, requisição poda de árvore, assim voc6e será direcionado para a ficha de solicitação online) ou  na própria secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Parque de Exposição Lauro Teodoro da Silva, no alto da Vila Bela Vista. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Mais informações no telefone:

(43) 3542-4046.

Imagem ilustrativa da ficha de solicitação:

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.