Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024

Programa Bebê Odonto é responsável pelos cuidados e saúde bucal de bebês até 3 anos.

Saúde bucal é essencial para pleno desenvolvimento infantil. Cuidados até os três anos são primordiais, e muitos desconhecem.

BANDEIRANTES - O programa Bebê Odonto é o resultado de preocupação e esforços dos funcionários e colaboradores da secretaria de Saúde de Bandeirantes, que zela pela qualidade da saúde geral dos munícipes. De forma geral, cuidados bucais com recém-nascidos são desconhecidos por grande parte da população, apesar de sua extrema importância. As decisões tomadas nos três primeiros anos das crianças influenciam suas vidas por completo, e a saúde bucal é parte essencial para uma vida saudável e de pleno desenvolvimento.

Às gestantes, é importante saber que a saúde bucal da mãe está diretamente ligada à do bebê, por isso a importância do acompanhamento odontológico enquanto na fase gestacional; porém uma vez cortado o cordão umbilical, os cuidados aumentam: após o nascimento, já no primeiro semestre, é necessário levar o bebê ao odontopediatra para os conhecimentos básicos da higienização bucal caseira. Após o primeiro semestre, onde o aleitamento materno é a alimentação exclusiva do bebê e com a inclusão de novos alimentos, cuidados devem ser tomados para não prejudicar a dentição que ainda está em formação; os alimentos não devem ser processados (evitar liquidificadores), mas espremidos com garfos, incentivando a mastigação, porém, a limpeza deve ser realizada com delicadeza seguindo as informações do odontopediatra. Vale destacar que palestras são realizadas com as mães afim de informar acerca da importância da saúde bucal de bebês com até 3 anos de idade.

Casos mais graves - Em situações mais graves, e mais raras, o acompanhamento continuado deve ser realizado, assim, o profissional estará à disposição das mamães e bebês que necessitarem desses cuidados. Os atendimentos devem ser agendados na secretaria de Saúde. “Os cuidados com mães e bebês é a comprovação de que nossa responsabilidade com a saúde da população engloba a vida toda de todas as pessoas. Queremos todos saudáveis. Para termos adultos saudáveis, precisamos cuidar dos bebês; crianças saudáveis formam adultos fortes e com menos problemas de saúde, que resultam em idosos com ótima qualidade de vida. É um trabalho pensado na vida toda, desde seu início. Os cuidados com a saúde bucal do bebê refletem a saúde do bebê como um todo, e muito pode ser descoberto ou evitado por esse caminho. É um orgulho ter um projeto como este em nossa cidade”, disse o secretário da pasta, Alexandre Beretta.

Os agendamentos são feitos no Centro de Saúde da Mulher e no setor de Odontologia, no prédio central da secretaria de Saúde. Já os atendimentos são realizados pelas profissionais Noriedna Oda e Emilena Nunes Ribeiro, na parte da manhã.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.