Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 22 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Domi
23/06
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Segu
24/06
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Terç
25/06
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Quar
26/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0

Saúde - Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Bebê Odonto é responsável pelos cuidados e saúde bucal de bebês até 3 anos.

Saúde bucal é essencial para pleno desenvolvimento infantil. Cuidados até os três anos são primordiais, e muitos desconhecem.


Programa Bebê Odonto é responsável pelos cuidados e saúde bucal de bebês até 3 anos.

BANDEIRANTES - O programa Bebê Odonto é o resultado de preocupação e esforços dos funcionários e colaboradores da secretaria de Saúde de Bandeirantes, que zela pela qualidade da saúde geral dos munícipes. De forma geral, cuidados bucais com recém-nascidos são desconhecidos por grande parte da população, apesar de sua extrema importância. As decisões tomadas nos três primeiros anos das crianças influenciam suas vidas por completo, e a saúde bucal é parte essencial para uma vida saudável e de pleno desenvolvimento.

Às gestantes, é importante saber que a saúde bucal da mãe está diretamente ligada à do bebê, por isso a importância do acompanhamento odontológico enquanto na fase gestacional; porém uma vez cortado o cordão umbilical, os cuidados aumentam: após o nascimento, já no primeiro semestre, é necessário levar o bebê ao odontopediatra para os conhecimentos básicos da higienização bucal caseira. Após o primeiro semestre, onde o aleitamento materno é a alimentação exclusiva do bebê e com a inclusão de novos alimentos, cuidados devem ser tomados para não prejudicar a dentição que ainda está em formação; os alimentos não devem ser processados (evitar liquidificadores), mas espremidos com garfos, incentivando a mastigação, porém, a limpeza deve ser realizada com delicadeza seguindo as informações do odontopediatra. Vale destacar que palestras são realizadas com as mães afim de informar acerca da importância da saúde bucal de bebês com até 3 anos de idade.

 

Casos mais graves - Em situações mais graves, e mais raras, o acompanhamento continuado deve ser realizado, assim, o profissional estará à disposição das mamães e bebês que necessitarem desses cuidados. Os atendimentos devem ser agendados na secretaria de Saúde. “Os cuidados com mães e bebês é a comprovação de que nossa responsabilidade com a saúde da população engloba a vida toda de todas as pessoas. Queremos todos saudáveis. Para termos adultos saudáveis, precisamos cuidar dos bebês; crianças saudáveis formam adultos fortes e com menos problemas de saúde, que resultam em idosos com ótima qualidade de vida. É um trabalho pensado na vida toda, desde seu início. Os cuidados com a saúde bucal do bebê refletem a saúde do bebê como um todo, e muito pode ser descoberto ou evitado por esse caminho. É um orgulho ter um projeto como este em nossa cidade”, disse o secretário da pasta, Alexandre Beretta.

Os agendamentos são feitos no Centro de Saúde da Mulher e no setor de Odontologia, no prédio central da secretaria de Saúde. Já os atendimentos são realizados pelas profissionais Noriedna Oda e Emilena Nunes Ribeiro, na parte da manhã.

 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

340 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 20/06/2024

Portal atualizado em: 21/06/2024 16:25:54

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.