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As ações formativas permitem identificar e corrigir problemas que surgem no decorrer do ano letivo com estratégias acertivas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na rede municipal.
BANDEIRANTES - A formação continuada é uma ação permanente de aperfeiçoamento profissional da pasta da Educação, Cultura e Esporte onde são identificados problemas no decurso do ano letivo, permitindo que sejam sanados com estratégias acertivas realizadas por especialistas da área pedagógica. Entre as ações são realizadas visitas pedagógicas, formados grupos de estudos dirigidos com trocas de experiências entre professores e especialistas da área de consultoria pedagógica, permitindo assim, com a partilha das informações, traçar planos estratégicos de ação para melhor atender os alunos em suas necessidades. As capacitações são elaboradas para os professores levando em consideração as turmas as quais atendem e suas respectivas faixas etárias.
Neste ano as temáticas versaram acerca do desenvolvimento emocional e da relação professor-aluno, buscando aprimorar as relações em sala de aula. As equipes de apoio receberam palestra cujo tema “Saúde Emocional e seus impactos nas relações interpessoais”, que ensinou também sobre formas acertivas de resolução de problemas. Já os gestores dos CMEIS e Escolas Municipais estão sendo capacitados em temas como Dimensões da gestão escolar: político-institucional, pedagógica, administrativo financeira e pessoal e relacional; Princípios da gestão pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; Levantamento dos pontos de atenção da rede de ensino e que impactam diretamente no resultado do IDEB, Planejamento Estratégico Escolar e PDDE (operacionalização do recurso).
A matéria continua após as fotos.
Retrospectiva - Em 2021, devido a pandemia de COVID-19, a reunião física de professores e profissionais das áreas pedagógicas precisou ser repensada, deste modo foram realizadas as capacitações de forma virtual, utilizando de tecnologias de fácil acesso com foco na experiência e nas vivências dos alunos. Todos os recursos e informações ali passados eram de fácil acesso às famílias dos alunos, abordando temas como comportamento esperado para cada faixa etária e os casos onde necessitavam de encaminhamento ao Centro Psicopedagógico do Município mesmo em período de isolamento social. O primeiro semestre de 2022 foi marcado pelos temas “Habilidades fundamentais para o desenvolvimento infantil e sinais de alerta de Transtorno do Espectro Autista”, e “Todos aprendem Matemática?” para professores dos Anos iniciais do Ensino Fundamental. O segundo semestre do mesmo ano teve os temas “Transtorno do Espectro Autista: inclusão e alfabetização de alunos autistas” e “Metodologias de Letramento e alfabetização/lógica matemática”. Já 2023 teve em seu primeiro semestre “Inteligência emocional e as relações de trabalho” e o tema “Avaliação da aprendizagem” e “Educação Alimentar e nutricional nas escolas: estratégias para uma alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos”, este último desenvolvido especialmente para as equipes de apoio de serviços gerais.
Equoterapia - A prefeitura de Bandeirantes investe, também, na capacitação de profissionais do Centro Psicopedagógico no curso de Equoterapia, este promovido pela Associação Paranaense de Equoterapia em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste caminho há, ainda, o fortalecimento do compromisso com a inclusão e desenvolvimento dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) através dos atendimentos realizados pela UENP-CLM através de seu setor de equoterapia, atendendo alunos com este método terapêutico cujos resultados são reconhecidamente comprovados.
Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
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