Bandeirantes, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Assistência Social - Sexta-feira, 15 de Março de 2024

FORAM REALIZADAS AS ELEIÇÕES DO CMAS NO ÚLTIMO DIA 12.

As eleições foram realizadas na sede da secretaria municipal de Assistência Social e Assuntos de Família.

FORAM REALIZADAS AS ELEIÇÕES DO CMAS NO ÚLTIMO DIA 12.

BANDEIRANTES - Com participação expressiva da população, as eleições do CMAS foram realizadas no último dia 12, definindo assim os conselhos da Criança e do Adolescente e, também, dos Representantes da Sociedade Civil. Para tal, contou com a participação de entidades, usuários atendidos pelas entidades, trabalhadores das entidades e pais de alunos. A secretária da pasta, Ana Carolina de Andrade Leite Biseto ainda esclareceu: "é preciso haver comprovação de experiência técnica e atendimento no seguimento; visto tratar de assuntos sensíveis e resguardar direitos, não é permitido que entidade sem experiência comprovada concorra, garantindo assim os direitos que já queremos resguardar”.

O CMAS foi criado por Lei municipal e faz parte da estrutura do Poder Executivo através da secretaria de Assistência Social e Assuntos de Família, porém possui autonomia que garante a participação de organizações sociais e de populares, que norteiam as decisões ali tomadas. Com ciclo eleitivo realizado a cada dois anos, possui caráter permanente e composição paritária, ou seja, seus representantes são divididos igualmente entre governo e sociedade civil. Sua função principal é atuar, de forma democrática, junto do poder público, permitindo a participação civil na elaboração e execução de políticas públicas.

Resultados das eleições - O Conselho da Criança e do Adolescente será composto pelos cinco participantes mais votados, sendo estes ACAUEM, APAE, Colo de Maria, Usina da Cidadania e Asilo São Vicente de Paulo. O Conselho de Representantes da Sociedade Civil, por sua vez, é composto pelos dois primeiros mais votados, um Usuário e dois Trabalhadores, sendo formado por ACAUEM, APAE, Cristina (como Usuário) e Marquinhos e Valdiane (como Trabalhadores). Os mandatos tem duração de dois anos, sendo a presidência dividida entre Sociedade Civil e Governo, qual cada um preside por um ano.

A matéria continua após a foto.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.