Bandeirantes, terça-feira, 02 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

CAMPANHA “JUNHO VERDE” ABORDA A NECESSIDADE URGENTE DOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS FINITOS.

A campanha conta com diversas ações a serem realizadas com todos os alunos até o ensino médio. Conscientizar crianças e adolescentes permite a conscientização, também, de suas famílias.

BANDEIRANTES - O "Junho Verde" é uma campanha de conscientização ambiental no Brasil, instituída pela Lei 14.393, de 4 de julho de 2022. O Junho Verde surgiu da aprovação do Projeto de Lei 1.070/2021 pelo Senado Federal, inspirado em datas que promovem a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. O objetivo principal da campanha é desenvolver o entendimento da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais, dos seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações. A importância do Junho Verde reside na necessidade de educar e mobilizar a sociedade para a proteção do meio ambiente, considerando os crescentes desafios ambientais. A campanha é direcionada a toda a sociedade e envolve ações do poder público em parceria com escolas, universidades, empresas, igrejas, entidades civis, comunidades tradicionais e populações indígenas, visando a sensibilização coletiva e a participação ativa na defesa do meio ambiente. Já nas escolas o Junho Verde de 2024 abordará uma variedade de temas ambientais importantes, incluindo a conservação dos biomas brasileiros, biodiversidade, consumo consciente de água e seus cuidados, mudanças climáticas e destinação de resíduos, isso tudo em uma primeira etapa, devidamente elaborada para a conscientização dos alunos. A segunda etapa é destinada a realização de um concurso entre os alunos, onde a educação infantil participará com produção de colagens, o fundamental I com elaboração de desenhos, o fundamental II com produção de poemas e o ensino médio com produção de textos e cartazes digitais para disseminação em redes sociais. Por fim, os 3 primeiros qualificados de cada etapa educacional serão premiados no dia 28 de junho. Os prêmios ainda serão buscados no setor privado.

Secretaria de Meio Ambiente e o Junho Verde - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desempenha um papel crucial na gestão ambiental de um município. Ela é responsável por criar programas de sustentabilidade e proteção ambiental, além de fiscalizar a aplicação das medidas de conservação do solo, rios, fauna e flora. Deste modo, esta secretaria em especial não poderia ficar de fora a ação “Junho Verde”, e justamente por isso as ações pensadas para junho visam maior efetividade, assim, estão programados a coleta do lixo eletrônico, de 17 a 21 de junho e o plantio de árvores no CMEI João do Carmo Santiago no dia 12 de junho, às 9h, e distribuição de mudas no centro da cidade (nas proximidades do Banco do Brasil), no dia 06 de junho. A programação contará, ainda, com palestras que serão realizadas no auditório Thomas Nicoletti, nas dependências da UENP-CLM, no dia 04 de junho, a partir das 13h.

Outras forças - A Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP participa da campanha através da produção de vídeos explicativos, junto de seus alunos, que deverão ser feitos com linguagem acessível e compreensível, destinados aos alunos das quatro categorias de ensino, mencionadas acima.  Há ainda a parceria com os Núcleos Regionais de Educação e Promotores de Justiça, fortalecendo ainda mais a campanha e evidenciando sua grande importância.

Principais problemas ambientais - Os principais problemas ambientais da atualidade incluem desmatamento, mudanças climáticas, poluição do ar e da água, degradação do solo, superpopulação e extinção de espécies. Campanhas de conscientização ambiental são essenciais, especialmente entre alunos e crianças, pois educam as futuras gerações sobre a importância de práticas sustentáveis e o respeito ao meio ambiente. A conscientização da população em geral é crucial para a adoção de comportamentos que minimizem impactos negativos e promovam a conservação dos recursos naturais. As recentes enchentes no Rio Grande do Sul exemplificam a urgência de cuidados ambientais, destacando como a negligência pode levar a desastres naturais com graves consequências humanas e econômicas.

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.