O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bandeirantes, sábado, 21 de dezembro de 2024 (43) 3542-4779 / 4525
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Orgulho autista é celebrado mundialmente no dia 18 de junho. Evento trouxe à tona as dificuldades e necessidades de portadores do espectro autista e nossas responsabilidades para com eles.
BANDEIRANTES - O Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, é uma data significativa que ressalta a neurodiversidade e as características únicas das pessoas autistas. Originado em 2005 pela organização Aspies for Freedom, o dia busca transformar a percepção do autismo de uma condição a ser tratada para uma diferença a ser respeitada. Em Bandeirantes, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reconheceu a importância desta data com a realização de uma palestra elucidativa sobre o tema. A professora e neuropsicopedagoga Conceição Aranha de Souza Sato conduziu a discussão com sensibilidade e conhecimento aprofundado, enfatizando a relevância da conscientização e da aceitação social do autismo.
A palestra destacou não apenas os desafios enfrentados por indivíduos no espectro autista, mas também suas habilidades e contribuições únicas à sociedade. O secretário de Saúde, Alexandre Beretta, reiterou o compromisso da cidade com a inclusão, afirmando: "A conscientização é o primeiro passo para a construção de uma comunidade verdadeiramente inclusiva". O prefeito Jaelson Ramalho Matta também expressou seu apoio, declarando: "Iniciativas como esta são fundamentais para promover a igualdade e o respeito por todas as formas de diversidade humana".
Os direitos dos autistas no Brasil são amparados pela Lei Berenice Piana (Lei 12.764/12), que assegura o acesso a diagnóstico precoce, tratamento, educação inclusiva e proteção social. Além disso, medidas como a prioridade no atendimento e o acesso a serviços públicos e privados são garantidos, reforçando a importância de políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades para todos.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 20/12/2024
Portal atualizado em: 20/12/2024 17:18:26