Bandeirantes, terça-feira, 02 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Assistência Social - Sexta-feira, 28 de Junho de 2024

CURSO DE ESCUTA ESPECIALIZADA INICIA EM BANDEIRANTES COM PARCERIA DO SENAC

Capacitando servidores para o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Bandeirantes — Começou no dia 21 de Junho, em Bandeirantes, um curso de Escuta Especializada voltado para os profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente. O curso, realizado em parceria com o SENAC, tem como objetivo capacitar os participantes para lidar de maneira adequada e sensível com situações de abuso e violência contra menores.

O treinamento, que tem uma duração total de 21 horas distribuídas em cinco sextas-feiras consecutivas, reúne 25 profissionais de diversos setores. Estão participando Assistência Social, Saúde, Educação do Estado e do Município, Conselho Tutelar, Lar da Criança Bezerra de Menezes e Entidades Sócio Assistenciais.

A professora responsável pelo curso é Tamires Marina Gomes, do SENAC. Com vasta experiência na área de escuta especializada, Tamires trará uma abordagem prática e teórica, proporcionando aos participantes as ferramentas necessárias para realizar atendimentos humanizados e eficazes.

A Secretária de Assistência Social, Ana Carolina Bisetto, ressaltou a importância dessa capacitação para a cidade. "Este curso é essencial para fortalecer nossa rede de proteção. A escuta especializada é uma ferramenta crucial para garantir que as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sejam ouvidos e atendidos de maneira correta e respeitosa. A parceria com o SENAC nos proporciona uma formação de alta qualidade", afirmou Bisetto.

O curso abrange diversas temáticas, incluindo técnicas de entrevista, aspectos legais e psicológicos do atendimento, e a importância do sigilo e da ética profissional. A metodologia utilizada visa preparar os participantes para lidar com situações delicadas, garantindo que as vítimas sejam tratadas com o máximo respeito e cuidado.

A participação integrada dos setores de saúde e educação também foi destacada pelo Prefeito, Jaelson Ramalho Matta. "É fundamental que todos os setores que têm contato com crianças e adolescentes estejam capacitados para identificar sinais de abuso e conduzir essas situações de maneira adequada. A educação desempenha um papel importante na identificação precoce e na proteção dos alunos", disse Jaelson.

Com essa iniciativa, Bandeirantes dá um passo significativo na melhoria do atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção e promoção dos direitos humanos. A expectativa é que, ao término do curso, a cidade tenha uma rede de proteção ainda mais capacitada e preparada para enfrentar os desafios da escuta especializada.