Bandeirantes, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Desenvolvimento Econômico - Sábado, 25 de Novembro de 2017

Município participa de ciclo de estudos que debate atração de empresas

O vice-prefeito de Bandeirantes, Luiz Carmelo Comegno; secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto Altizani; agente de Desenvolvimento, Conceição Cesco; e engenheira agrônoma da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Nilda Antunes; participaram nesta terça-feira (22) do segundo encontro do Ciclo de Estudos – Norte Pioneiro do Paraná e Indústria de Alimentos. Além das lideranças de Bandeirantes, outras 50 da região debateram sobre o tema ‘Interiorização das indústrias, incentivos, atração de empresas e geração de empregos. O economista da Fiep, Roberto Zurcher, e o presidente da APD (Agência Paraná de Desenvolvimento), Adalberto Durau Bueno Netto, conduziram as apresentações durante o evento, que foi promovido pelo Sebrae/PR, em Jacarezinho, em parceria com o Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, conta que, nas primeiras reuniões, o grupo trabalha para levantar e disseminar informações para, posteriormente, elaborar em conjunto um planejamento estratégico para a região focado no setor de alimentos. Capello enfatiza a importância dos encontros e destaca que a iniciativa deve partir não apenas do poder público, mas de uma governança territorial. “Sozinho ninguém consegue trabalhar um processo de desenvolvimento”, ressalta. O ciclo também é relevante porque ajuda a dar visibilidade para a região, já que tem trazido palestrantes de fora.

Na avaliação do economista da Fiep, Roberto Zurcher, que fez uma apresentação sobre políticas públicas e planejamento para atração de indústrias, a iniciativa da governança de criar um plano para a melhoria da qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento da região é louvável e precisa ser apoiada para colher frutos. “Essa união da sociedade civil é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento de forma rápida”, garante. Segundo ele, a definição de um foco ou vocação do território também é fundamental. “Quando o investidor percebe que existe um planejamento e a sociedade está unida em prol de um mesmo objetivo, se sente mais seguro”, pondera.

TRANSFORMAÇÃO DA REGIÃO DEPENDE  DE NOVAS EMPRESAS - O presidente da APD, Adalberto Durau Bueno Netto, levou aos participantes informações sobre o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) e o Programa Paraná Competitivo. Segundo ele, nos mais de 10 municípios em que a agência trabalha programas de atração de investimentos, o que define o sucesso ou a estagnação é a proatividade e atitude de prefeitos e da comunidade de buscar alternativas de desenvolvimento. “O Norte Pioneiro tem muito potencial e ficamos felizes de ver que a governança já está focada em uma área, fica mais fácil criar sinergia e convergência entre setor público e privado”, pontua. Bueno destaca ainda que ficou claro durante o encontro que a transformação da região depende da atração de novas empresas.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Norte/Sul Paraná e São Paulo, Paulo José Buso Junior, as apresentações do segundo encontro foram muito relevantes. “Tenho a impressão que pouca gente tem acesso ao trabalho da APD e conhece as possibilidades apresentadas por ela”, exemplifica. Buso lembra ainda que a principal matéria-prima da região está ligada ao agronegócio e, portanto, o setor de alimentos é o que apresenta o maior potencial para crescer. Segundo ele, a cooperativa contribui com o trabalho não apenas participando das discussões, mas também disseminando recursos nos municípios do território.

O último encontro do ciclo deste ano está agendado para 5 de dezembro no escritório do Sebrae/PR, em Jacarezinho, que fica na rua Cel. Figueiredo, 749. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3511-2650, com Angélica. As reuniões do ciclo serão retomadas em fevereiro de 2018. Para março, está programado o início da elaboração plano estratégico de desenvolvimento do Norte Pioneiro. (Com assessoria)