Bandeirantes, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Administração - Quarta-feira, 04 de Outubro de 2017

Governo do Estado vai investir R$ 750 mil em projetos inovadores do SRI

Governo do Estado vai investir R$ 750 mil em projetos inovadores do SRI

Durante a realização da GeniusCon.2017, ocorrida na semana passada em Jacarezinho, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, anunciou que o Governo do Estado vai investir, através da Fundação Araucária, cerca de R$ 750 mil em projetos inovadores nos cinco municípios do SRI (Sistema Regional de Inovações) do Norte Pioneiro (SRINP).

Cada um dos municípios que compõe o Sistema, Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, receberá R$ 150 mil que contemplará até cinco projetos de startups com investimentos em torno de R$ 30 mil cada.  “Nós entendemos que ao apoiarmos o jovem, o microempreendedor, nós estamos oportunizando meios para que haja desenvolvimento das nossas cidades e da nossa região”, destacou Gomes e anunciou também a criação de um Centro de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação. O objetivo do centro será de apoiar ações voltadas à capacitação técnica, à pesquisa em inovação, ao desenvolvimento de tecnologia e implantação de incubadoras de empresas por meio de estrutura física que permita articular o desenvolvimento sustentável da região do Norte Pioneiro pela ação integrada entre o poder público, instituições de ensino, setor empresarial e associações afins.

O vice-prefeito de Bandeirantes, Luiz Carmelo Comegno, acompanhado do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto Altizani, participou da solenidade e também assinou o termo de repasse dos recursos. Para o vice-prefeito, parcerias entre o Governo do Estado, prefeituras, instituições de ensino superior, classe empresarial, Sebrae, empreendedores, abrirão oportunidades para que o Norte Pioneiro mostre a sua riqueza em conhecimento e tecnologia.

A FEIRA - A GeniusCon nasceu em 2016 por meio de uma parceria entre o SEBRAE/Jacarezinho e o IFPR (Instituto Federal do Paraná)/Jacarezinho com o intuito de fomentar a inovação e a tecnologia na região. O evento realizado ano passado consistiu em uma trilha de startups que contou com a participação de 13 equipes. Devido ao sucesso do evento, o SRI (Sistema Regional de Inovação) do Norte Pioneiro mudou o formato e a dimensão do evento, transformando a GeniusCon 2017 na maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo da região.

A feira foi elaborada partindo de três pilares principais: Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, buscando atender a necessidade de desenvolvimento do Norte Pioneiro. Nos dois dias, os visitantes puderam acompanhar palestras, oficinas, exposição de startups, competição de robótica e meet-ups. (Da redação e assessorias)