Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Campanha de Multivacinação segue até sexta-feira, 22

No Dia D, realizado no sábado (16) passado nos postos de saúde (Centro de Saúde I/Posto Central, PSF Teixeirinha e PSF IBC I), equipes de vacinadores ficaram de prontidão para atender a população para a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até esta sexta-feira, dia 22.

Em Bandeirantes, os trabalhos de verificação e aplicação das vacinas continuam no horário normal de atendimento no Posto Central e PSF Teixeirinha. Uma equipe de vacinadores irá se deslocar, pela manhã, nesta quinta-feira (21), para o Posto de Saúde no Distrito Nossa Senhora da Candelária; e na sexta-feira (22), os profissionais estarão no PSF Bela Vista, também no período matutino. “A equipe itinerante de vacinadores estará com todas as vacinas disponíveis nestes dois locais, portanto, pais e responsáveis dos menores de 15 anos que não levaram crianças e adolescentes para verificação e atualização da carteira de vacinas, devem aproveitar e fazer ainda esta semana”, orientou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Caroline Zanatta.

Levantamento preliminar - desde o início da campanha -, indicou que o maior número de vacinas aplicadas foram a HPV e Meningite C, voltado para o público adolescente. Já entre as crianças até quatro anos, as doses contra a Pólio e a Tríplice bacteriana foram as mais vacinadas. No total geral de carteiras verificadas até o Dia D, das 504 carteirinhas visualizadas de crianças com idade entre 0 e 8 anos, 112 tomaram vacinas. No público adolescente, idade entre 9 e 14 anos, das 372 carteiras visualizadas e 112 receberam as doses necessárias. “Entretanto, os números e dados oficiais somente após o fim da campanha, que se encerra nesta sexta-feira”, considerou.

Assim, os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças e adolescentes, munidos com carteirinha de vacinação (se houver) e um documento oficial, devem ir aos postos Central ou PSF Teixeirinha, para que os profissionais de saúde verifiquem o esquema de vacinação e possam fazer a aplicação das doses que faltam. Mesmo sem a carteirinha de vacinas, as doses necessárias serão aplicadas de acordo com a faixa etária.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, destacou a importância de as vacinas estarem atualizadas, pois desta forma é possível garantir a proteção necessária para que as crianças e adolescentes se desenvolvam saudáveis, contribuindo ainda para a redução de algumas doenças e, até mesmo, manter o controle de patologias que são preveníveis com a vacinação.

HOMENAGEM - O Dia D também foi oportuno para que a equipe do AMI (Atendimento Materno Infantil) homenageasse a companheira e colega de trabalho, enfermeira e vacinadora Maria Amélia Lordani de Souza, que faleceu no final do mês de julho.