Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017

Começa campanha de multivacinação para menores de 15 anos

A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (11) em todo o Paraná. Até o dia 22 de setembro todas as unidades de saúde do Estado vão receber crianças e adolescentes até 14 anos 11 meses e 29 dias para atualização das carteiras de vacinação. No dia 16 acontece o Dia D da campanha, com unidades de saúde abertas durante todo o sábado para facilitar o acesso da população à campanha.

Em Bandeirantes, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura, realiza o Dia D das 09h às 16h30min nos seguintes postos de saúde: Centro de Saúde I (Posto Central), PSF Teixeirinha, PSF IBC I. “Durante a semana estaremos trabalhando, no mesmo horário, mas somente Posto Central e Teixeirinha, com pausa de almoço das 11h30min às 13h. Vale ressaltar que esta campanha funciona como uma avaliação/ atualização das carteirinhas das crianças e adolescentes. Nem todos necessitam tomar vacina, apenas aquelas que apresentam vacina em atraso”, orientou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Caroline Zanatta.

Segundo a secretária da Saúde, Daiane Tomé, as vacinas são umas das principais formas de prevenção de diversas doenças, sendo a campanha de multivacinação uma importante ferramenta para manter a carteira de vacinação atualizada com objetivo de garantir a proteção necessária para que as crianças e jovens cresçam saudáveis.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que durante a campanha estão sendo oferecidas vacinas da rotina com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais. “Além da proteção à pessoa, a campanha também visa contribuir para a redução de algumas doenças e, até mesmo, manter o controle de patologias que são preveníveis com a vacinação”, ressalta. O chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, João Luís Crivellaro, orienta os responsáveis a comparecer na unidade de saúde com a carteirinha de vacinação, se houver, e um documento oficial da criança. “Dessa forma, os profissionais de saúde podem verificar o esquema de vacinação e alertar sobre a aplicação das doses que faltam. Porém mesmo sem a carteira, as vacinas necessárias serão aplicadas de acordo com a faixa etária”, explica Crivellaro.

ADIAR – Em caso de doenças febris graves é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. O uso de alguns tipos de medicamentos também exige o adiamento da aplicação das vacinas e deve ser informado ao profissional da unidade. Com exceção da febre amarela e tríplice viral, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.
Os 30 municípios do Paraná que fazem parte da campanha de vacinação contra a dengue devem seguir orientações especiais. Quem tomar alguma vacina deve informar a unidade de saúde para que seja respeitado o intervalo de 30 dias para a aplicação da vacina da dengue.

VACINAS QUE FAZEM PARTE DA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO - Crianças: BCG (tuberculose); Hepatite B; Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas); VIP (poliomelite injetável); VOPb (poliomielite oral); Rotavírus humano;Pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite, sinusite e outras doenças bacterianas); Meningocócica C conjugada (meningite); Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada); DTP (difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Varicela.

- Adolescente: Hepatite B; Febre Amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); dT (difteria e tétano); dTp acelular (difteria, tétano e coqueluche); Meningocócica C conjugada (meningite); HPV (papiloma vírus humano). (Da redação e com assessoria)