Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 10 de Maio de 2017

Vacinação contra Influenza em Bandeirantes atinge 50% da meta

Vacinação contra Influenza em Bandeirantes atinge 50% da meta

Vacinação contra a Influenza em Bandeirantes, no total do público alvo em cerca de 7,5 mil pessoas dos grupos prioritários, atingiu a média de 50% da meta neste início de semana. Para incentivar os grupos definidos pelo Ministério da Saúde a tomarem a vacina contra a gripe, o prefeito municipal Lino Martins esteve na manhã desta terça-feira (09) no Posto Central recebendo a dose. “É fundamental que as pessoas dos grupos prioritários, no meu caso a partir dos 60 anos, procurem os postos de saúde, seja no Teixeirinha ou aqui no AMI do Posto Central, e previnam-se contra a gripe”, incentivou o gestor. A secretária de Saúde, Daiane Tomé também recebeu a dose.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, a vacina deste ano serve para três subtipos do vírus da gripe Influenza que circulam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. “Acreditamos que esta semana e no Dia D da campanha que acontece neste sábado, dia 13, o índice se eleve ainda mais. Entretanto, nossa preocupação está com a cobertura vacinal das crianças, que está muito abaixo da meta”, salientou Carla.

Segundo a secretária de Saúde, Daiane Tomé, todos os postos de saúde estarão abertos das 09h às 16h30min neste sábado (13) para que as pessoas procurem pela dose contra a gripe. “E após a campanha do Dia D, as pessoas dos grupos prioritários podem ir até o Teixeirinha ou AMI para tomarem a vacina. É importante que as pessoas se previnam e não deixar de tomar a vacina em cima da hora. É fundamental que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo pré-determinado”, enfatizou. A campanha de vacinação se encerra no dia 26.

NOVIDADE E PRIORIDADES - De acordo o Ministério da Saúde, em todo país, a meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores das redes pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde. Os professores das redes pública e privada (devem apresentar declaração fornecida pela instituição de ensino); também integram o grupo os povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.