Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Sábado, 29 de Abril de 2017

Prevenção: Com clima mais frio, crianças devem ser vacinadas contra a gripe

Prevenção: Com clima mais frio, crianças devem ser vacinadas contra a gripe

O clima mais frio chegou em Bandeirantes desde a manhã desta quinta-feira (27). A previsão dos sistemas meteorológicos indica queda brusca nas temperaturas em diversas regiões do Estado. “Não é bom esperar o frio e pelo aumento de casos na busca pela vacina. O ideal é que o público-alvo já procure as unidades de saúde para se prevenir, pois a vacina da gripe demora cerca de 10 a 15 dias para começar a fazer efeito”, recomendou a secretária municipal de Saúde, Daiane Tomé.

Em Bandeirantes, desde que iniciou a campanha até o momento, de acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Carla Caroline Zanatta, a maior procura pela vacina tem sido dos idosos, seguido por gestantes. Mas é o número de crianças de seis meses a quatro anos a serem vacinadas que está preocupando a Secretaria da Saúde. “Pais e responsáveis devem ficar atentos e levar as crianças para tomarem a dose contra a influenza”, alertou Daiane. Carla explicou ainda que a imunização contra a gripe atinge proteção máxima depois de 45 dias, aproximadamente. “Vale ressaltar que o efeito da vacina dura um ano. Portanto, quem tomou a vacina no ano passado, deve se imunizar novamente em 2017”, orientou a coordenadora.

O dia ‘D’ de vacinação contra a gripe está programado para 13 de maio (sábado) onde todos os postos de saúde do Município estarão em funcionamento. “Esta data é muito importante para que o público-alvo busque atendimento no posto de saúde mais próximo da sua residência e vacine-se contra a influenza”, indicou Daiane. Na oportunidade, o prefeito Lino Martins salientou da importância da vacinação na prevenção contra a gripe, doença que cada vez está mais forte. “A campanha já teve início e estamos incentivando a população alvo a tomar a vacina justamente para evitar complicações maiores de saúde”, aconselhou o prefeito. A secretária de Saúde, aproveitou para agradecer o apoio que o setor vem recebendo do prefeito Lino e do vice-prefeito dr Luiz nas ações e trabalhos desenvolvidos. “Nosso agradecimento ao prefeito Lino e ao dr Luiz pela confiança e por olharem com tanto carinho e atenção a saúde nossa população”, frisou Daiane.

VACINA GRATUITA - A Secretaria de Estado da Saúde informou que no Paraná, 20% da população-alvo foi imunizada. Segundo o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, a meta para este ano é vacinar 90% do público que tem direito a imunização gratuita, pelo sistema público de saúde. A vacina está disponível em unidades de saúde de todo o Paraná até o dia 26 de maio. Crivellaro destaca, ainda, que medidas simples podem evitar a gripe. Lavar bem as mãos com água e sabão sempre que tocar as superfícies e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar limitam a circulação do vírus no ambiente.
A vacina está disponível para gestantes, idosos (maiores de 60 anos), puérperas (pós-parto de até 45 dias), crianças de seis meses a quatro anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada em atividade.