Bandeirantes, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Administração - Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Doação do IR para projetos sociais pode ser feita até 30 de abril

Doação do IR para projetos sociais pode ser feita até 30 de abril

Contribuintes de Bandeirantes e região que fazem a declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 até o dia 30 de abril podem destinar até 3% valor do imposto a pagar para o FIA (Fundo Municipal da Infância e Adolescência), vinculado ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).

Todo recurso arrecadado será para financiar e beneficiar projetos sociais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes desenvolvidos pelas seguintes entidades cadastradas no CMDCA de Bandeirantes: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); AMAS (Associação Metodista de Assistência Social); Usina da Cidadania; Associação São Pio de Pietrelcina; Lar da Criança Dr. Bezerra de Menezes e ACAUEM (Associação Crianças Alegres Unidas na Esperança com Maria).

Quem faz doações ao FIA pode abater do Imposto de Renda Devido. Denominado de Imposto de Renda Solidário, a dedução está prevista em lei e não vai para os cofres do Governo Federal, e sim direcionado e aplicado em projetos desenvolvidos no próprio município pelas entidades assistenciais. Segundo a assistente social da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Bandeirantes, Andrea Regina dos Santos Silva, a doação pode ser feita ao Fundo Municipal (CNPJ: 17.803.953/0001-90) na conta do Banco do Brasil Agência: 0429-4 / Conta Corrente: 18242-7, ou direcionar para uma das seis entidades cadastradas no Conselho. Converse com o seu contador e peça para destinar o IR a pagar para o Fundo e/ou entidades.

COMO DOAR – Existem duas formas de destinar o seu IR: uma delas é doar até 6%, onde a Pessoa Física poderá fazer depósito bancário identificado em qualquer época do ano base, até o último dia útil de dezembro por meio de transferência entre contas, documento de crédito (DOC) ou transferência eletrônica (TED). Contudo, quem não fez a doação até a referida data, é possível destinar a metade (3%) até o final de abril (dia 30). As pessoas jurídicas, tributadas pelo Lucro Real, direcionam até 1% do seu Imposto Devido.

Os Fundos para a Infância e Adolescência existem nas instâncias federal, distrital, estadual e municipal. Eles foram criados para captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescente.