Bandeirantes, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Administração - Sábado, 01 de Abril de 2017

Governador autoriza prefeituras a captarem recursos junto ao Estado

Governador autoriza prefeituras a captarem recursos junto ao Estado

Prefeitos de 46 municípios, de diferentes regiões do Paraná, reuniram-se nesta quarta-feira (29) com o governador Beto Richa para solicitar autorização a pedidos de financiamentos, junto ao Governo do Estado, para investimentos nas cidades. No encontro, realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador autorizou o início dos trâmites. Somados, os projetos das prefeituras somam R$ 44,9 milhões. Da região da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), os prefeitos de Bandeirantes, Lino Martins; de Sertaneja, Jamison Donizete da Silva; e de Nova América da Colina, Alexandre Basso, participaram da reunião. A liberação de financiamentos está sendo feita de forma escalonada, atendendo cerca de 50 municípios por semana.

Durante a reunião com os prefeitos das diversas regiões, Richa afirmou que o Governo do Estado só consegue ajudar os municípios a investirem neste momento de crise porque tem recursos disponíveis. “Ações como esta só são possíveis porque nos preparamos, fizemos o ajuste fiscal. Todas as medidas que adotamos foram em benefício do Paraná”, disse. “Temos condições de ampliar investimentos nos municípios. Vamos melhorar o Estado e garantir o bem-estar das famílias se tivermos cidades estruturadas, serviços públicos de qualidade e investimentos em infraestrutura”, afirmou o governador.

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, disse que as reivindicações dos prefeitos são diversas. “São recursos para a revitalização das cidades, reformas de equipamentos públicos, construção de unidades de saúde e compra de equipamentos. São diversos os pleitos. O importante é que damos respostas a essas demandas”, disse.

OBRAS – As prefeituras vão usar o dinheiro para obras de infraestrutura e compra de equipamentos. Após a autorização dada pelo governador, os projetos apresentados dos municípios passarão por avaliação técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade. O crédito é da Fomento Paraná, pela linha Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).

De acordo com o prefeito de Bandeirantes, Lino Martins, será liberado recurso de R$ 1,4 milhão para financiamento onde será investido em infraestrutura urbana na aquisição de maquinários e equipamentos para serviços no atendimento ao cidadão. “Objetivo é melhorar, atender a demanda e ampliar o atendimento de serviços, resultando em promover mais qualidade de vida junto à população”, defendeu.

EM SEIS ANOS - Desde 2011, o Governo do Paraná disponibilizou mais de R$ 1 bilhão às prefeituras por meio do SFM. Só em 2016, foram R$ 357 milhões para melhorias como pavimentação de vias, construção de barracões industriais, escolas, creches, gestão de resíduos sólidos.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Pedro Lupion, Márcio Pauliki, Guto Silva, Jonas Guimarães, Bernardo Ribas Carli, Maria Victória Barros, Doutor Batista, Tiago Amaral, Wilmar Reichenback, Cobra Repórter, Edgar Bueno, Francisco Buhrer, José Carlos Schiavinato e Mauro Moraes. (Da redação com assessoria)