Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Sábado, 01 de Abril de 2017

Vacinação contra HPV e Meningite continua nos postos de saúde Central e Teixeirinha

No último dia 25 foi realizado o Dia D de vacinação contra o HPV e Meningite para crianças e adolescentes. A campanha que teve início no dia 20 ainda continua, porém, dentro da rotina normal de atendimento nos postos de saúde Central/AMI e ESF Teixeirinha.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bandeirantes, enfermeira Carla Caroline Zanatta, no geral, cerca de 60% do público alvo para HPV (meninas e meninos) e 70% para Meningite tomaram as doses que previnem contra as respectivas doenças.

Em 2017, a vacina contra HPV passou a ser oferecida, em todo o Brasil, para os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A imunização, que já é destinada às meninas, pode prevenir os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, refletindo diretamente na redução dos casos de HPV, bem como nas mortes provocadas pelo vírus. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Já a vacina contra a Meningite, até então disponibilizada apenas para as crianças, passou a ser oferecida para adolescentes e mesmo quem não recebeu as doses na infância deve procurar os postos de saúde para se imunizar. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina ativa a imunidade contra a bactéria, caso a criança não seja tenha sido vacinada previamente contra a meningite do tipo C. Se já tiver recebido as doses na infância, essa dose vai reativar a memória imunológica e garantir a proteção até a idade adulta.

A campanha de vacinação realizada segue a normativa do Ministério da Saúde que refere a mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde anunciou no início deste mês a ampliação do público alvo para seis doses que integram o Calendário: Tríplice Viral, Tetra Viral, DTPA adulto, HPV, Meningocócica C (ou Meningite) e Hepatite A. As mudanças do Ministério da Saúde têm como objetivo aumentar a proteção de crianças, garantindo elevada cobertura vacinal, além de ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população.

Para saber mais sobre a ampliação do público alvo para a vacinação, pais e responsáveis devem procurar um posto de saúde mais próximo da sua residência, levando a carteira de vacinação dos filhos (as), e se informar sobre as vacinas.