Bandeirantes, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Desenvolvimento Econômico - Quarta-feira, 15 de Março de 2017

Prefeito Lino se reúne com diretores da ACIAB

Prefeito Lino se reúne com diretores da ACIAB

O prefeito de Bandeirantes, Lino Martins, esteve reunido na manhã desta terça-feira (14) em seu gabinete, com parte da diretoria da ACIAB (Associação Comercial e Empresarial de Bandeirantes). Estiveram presentes no encontro a presidente Patrícia Franco, vice-presidente Flávio Mota Almeida, e diretores Marcia Fontolan, José Rossato Filho, Maria José Freire e Márcia Moskado.

Objetivo da reunião de trabalho, segundo a presidente Patrícia Franco, foi apresentar ao chefe do Poder Executivo as demandas do setor comercial, principalmente, relacionado à questão de segurança pública, como a necessidade de formatar parceria para implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos tanto no setor comercial quanto em demais localidades do Município para coibir e/ou reduzir os roubos. Ainda com relação à segurança, a diretoria descreveu sobre os perigos quanto ao funcionamento de semáforos em horários de risco nas localidades como o da BR-369/saída para Santa Mariana, linha férrea saída para rodovia Tsuneto Matsubara, e Avenida Edelina Meneghel Rando (próximo a condomínio residencial). Outro ponto abordado no tema em questão foi referente as pinturas nas faixas elevadas e de pedestres, além de sugerirem a troca e/ou retirada das floreiras e armações que adornam os pontos de acessibilidade, pois, segundo os vários comerciantes que observam a circulação do público nas ruas, tais adornos dificultam a visibilidade de pedestres e aumentam os riscos de meliantes ficarem na espreita para praticar roubos em horário noturno.

A diretoria da ACIAB também relatou ao chefe do Poder Executivo a problemática de vendedores ambulantes que se instalaram em esquinas das principais avenidas. Mesmo reconhecendo a necessidade de trabalhar para a subsistência, a ACIAB defende a necessidade de regularização dos mesmos referente a licença e local apropriado para a prática da comercialização. Também foi apresentado ao prefeito, solicitação quanto a necessidade de uma lei municipal para dificultar a instalação das feiras itinerantes dos grandes centros, pois de acordo com a diretoria da entidade, por ser comércio sazonal, não gera emprego e renda para a municipalidade, prejudicando o setor.

O prefeito Lino Martins ouviu atentamente todas as demandas apresentadas e disse da importância do diálogo entre Prefeitura e ACIAB na busca por soluções dos problemas que afligem a classe empresarial do comércio e da comunidade em geral. Com relação ao trabalho de cooperação para instalação das câmeras de segurança, o prefeito Lino aguardará o levantamento os custos financeiros pela ACIAB para a possibilidade, dentro da legislação, na formatação de uma parceria. O chefe do Executivo sugeriu ainda para que a ACIAB e outras entidades, com apoio da Prefeitura, também se unam na formatação de um projeto amplo na busca por recursos financeiros para a instalação efetiva de monitoramento por câmeras de segurança. Referente ao comércio de ambulantes, Lino destacou que há uma lei municipal específica, contudo, devido à falta de mão de obra da municipalidade para fiscalização, dificulta ações mais enérgicas, e concordou que a situação dos ambulantes deverá ser regularizada. Com relação a entrada das feiras itinerantes na cidade, Lino Martins disse que tem conhecimento da questão e assentiu da necessidade de uma legislação mais específica.

Ao final, a diretoria da ACIAB agradeceu pela sensibilidade e compreensão do prefeito Lino Martins quanto aos temas elencados, e em contrapartida o chefe do Executivo se colocou novamente à disposição e ressaltou a sobre a importância do diálogo na busca pelo bem comum dos bandeirantenses.