Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 15 de Março de 2017

Saúde realizará campanha de vacinação de HPV e Meningite

Saúde realizará campanha de vacinação de HPV e Meningite

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes, através do Setor de Imunização, realizará do dia 20 a 24 da próxima semana, Campanha de Vacinação de HPV e Meningite para crianças e adolescentes. No sábado 25, será o Dia D da campanha. Segundo a secretária de Saúde, Daiane Fernanda Dela Roza Tomé, a campanha de vacinação segue a normativa do Ministério da Saúde que refere a mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde anunciou no último dia 03, a ampliação do público alvo para seis doses que integram o Calendário: Tríplice Viral, Tetra Viral, DTPA adulto, HPV, Meningocócica C (ou Meningite) e Hepatite A.

Conforme a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Carla Caroline Zanatta, a campanha de vacinação no Município focará principalmente o HPV e Meningite, os quais irão beneficiar meninas com idade de 09 até 14 anos 11meses e 29 dias com a vacina HPV, meninas de 12 e 13 anos com a vacina de Meningite e garotos de 12 e até 13 anos 11meses e 29 dias com ambas as vacinas. “As mudanças do Ministério da Saúde têm como objetivo aumentar a proteção de crianças, garantindo elevada cobertura vacinal, além de ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população”, comentou a coordenadora.

A campanha acontece em todos os postos de saúde do Município no período de 20 a 24 da próxima semana, das 09h às 11h30 e das 13h às 16h. Já no sábado, 25, Dia D, a campanha será das 09h às 16h nos seguintes postos: ESF Teixeirinha, ESF Bela Vista, ESF IBC I, e Posto Central/AMI. “Após a campanha intensiva, a vacinação continua na sua rotina normal nos Posto Central/AMI e ESF Teixeirinha”, mencionou e informou que, para Bandeirantes, foram disponibilizadas 800 doses da MCC.

AS MUDANÇAS - Hepatite A: passa a ser disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Antes, a idade máxima era 2 anos. A vacina, segundo o Ministério, é considerada altamente eficaz, com taxas de soroconversão de 94% a 100%;

- Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela): este ano, para crianças, há ampliação da oferta da dose, que passa a ser administrada de 15 meses até 4 anos. Antes, a aplicação era feita entre 15 meses e menores de 2 anos. A recomendação é uma primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e uma segunda dose a tetra viral aos 15 meses;

- HPV: a partir de 2017, será ofertada também para meninos. A dose é oferecida a meninas de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias. Este ano, além dos meninos, a vacina será oferecida a homens e mulheres que vivem com HIV e Aids entre 9 e 26 anos 11 meses e 29 dias - com prescrição medica -, e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos;

- Meningocócica C (Meningite): passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. O esquema vacinal será de um reforço ou uma dose única, conforme situação vacinal;

- DTPA adulto (difteria, tétano e coqueluche): passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana. As mulheres que perderam a oportunidade de se vacinar durante a gravidez devem receber a dose durante o puerpério (até 40 dias após o parto). A medida busca garantir que os bebês já nasçam protegidos contra a coqueluche por conta de anticorpos transferidos pela mãe ao feto frente a gestação;

- Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola): este ano, será introduzida a segunda dose da vacina para a população de 20 a 29 anos. Anteriormente, a segunda dose era aplicada apenas em pessoas com até 19 anos. A mudança leva em consideração surtos de caxumba registrados nos últimos anos no país, sobretudo entre adolescentes e adultos jovens. As duas doses passam a ser indicadas para pessoas de 12 meses a 29 anos. Para adultos de 30 a 49 anos, permanece a indicação de apenas uma dose.