Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Sábado, 23 de Março de 2019

Arrastão da Dengue’ acontece hoje em localidades com maior incidência do mosquito

Dengue mata. Dois óbitos aconteceram entre 3 e 7 de março, em Londrina (apenas 100 km de Bandeirantes)

Reunião entre Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, e o Comitê Intersetorial para controle da Dengue estiveram reunidos na terça-feira (19) esta semana para debater e organizar as estratégias no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e do chikungunya. Entre as principais ações definidas está a realização do ‘Arrastão da Dengue’, que acontece hoje, dia 23, no período da manhã.

Segundo a presidente do Comitê Intersetorial, Flavia Silva, a concentração dos agentes de endemias, servidores da Secretaria da Saúde e Prefeitura, e voluntários do Tiro de Guerra 05-013, com apoio das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, será na Praça do SAAE a partir das 08h. Divididos em grupos, as equipes sairão para as seguintes localidades já definidas: Jardim Ouro Verde, Vila Maria, Vila Maria Alice, Vila Rubi, região do Parque do Povo e o campus da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Luiz Meneghel. “Essas localidades foram escolhidas justamente por concentrar maior número de casos notificados e registrados pelo Setor de Epidemiologia. Por isso o ‘Arrastão’ terá início por estas comunidades. E pedimos a compreensão e apoio dos moradores para retirar o lixo que possam acumular água, e receber nossas equipes e voluntários que estarão conversando e orientando sobre os perigos que o mosquito da Dengue traz para a saúde humana”, destacou e aproveitou para agradecer a disponibilidade do prefeito Lino Martins e da secretária de Saúde, Daiane Tomé, no apoio as ações previstas.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, destacou a importância da organização dos trabalhos entre as partes envolvidas para evitar que o Município seja alvo de uma epidemia e que problemas se agravem. “A prevenção é o caminho”, ressaltou. Daiane informou que até o momento em Bandeirantes foram confirmados 16 casos de Dengue e há ainda 54 notificações aguardando os resultados de confirmação ou não. Ela lembrou que esta semana o Boletim Semanal da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou duas mortes por Dengue na cidade de Londrina. Os dois óbitos aconteceram entre 3 e 7 de março, em Londrina (17ª Regional de Saúde), área considerada de alta infestação, e estavam sob investigação.

“Portanto, é muito importante que a comunidade, a população participe. Nada adianta o Poder Público fazer a sua parte, se as pessoas também não se ajudarem, ter o espírito comunitário para combater a Dengue que é uma doença preocupante. Essa luta contra o Aedes aegypti é de todos nós”, alerta.

NÚMEROS – O boletim divulgado nesta terça-feira (19) pela SESA confirma 226 novos casos autóctones de Dengue no Paraná. Na semana passada, a incidência no Estado era de 8,03 casos autóctones por 100 mil habitantes e nesta semana são 10,5 para cada 100 mil habitantes.

No total, eram 896 casos de acordo com o boletim da semana passada e até o momento são 1.122 casos, todos contraídos nos próprios municípios de residência. Se forem acrescentados os casos importados, de pessoas que foram contaminadas fora do município de origem, são 1.197 casos de dengue no Paraná.

O número de municípios com casos confirmados da doença subiu de 108 para 116. Na semana passada o boletim apontava 290 cidades com notificações. Nesta semana são 299.

Lupionópolis, Uraí, Itambé e Santa Mariana são considerados municípios em epidemia e Moreira Sales, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Abatiá, Capanema e Nova Londrina estão em alerta.

BOX: Medidas simples no combate a proliferação do mosquito

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, explicou que o período chuvoso, com clima úmido e quente, o ambiente está propício para o aumento do mosquito. Ela orienta para que as pessoas adotem os cuidados como evitar o acúmulo de água parada, de lixo e entulhos nos quintais e que faça a limpeza constante. “O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro da casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Portanto, fazer uma varredura no seu ambiente interno e externo com uma limpeza, com certeza é possível eliminar o mosquito. Se todos fizerem sua parte, é possível reduzirmos e até eliminarmos este problema que afeta a saúde da comunidade como um todo”, alertou.

Veja as principais orientações: Mantenha sempre seu quintal limpo livre de garrafas, tampinhas, copinhos, tudo que acumule água; Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa; Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; Limpe ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água. (Da redação com assessoria)