Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Boa tarde Bandeirantes, sábado 25 de maio de 2019

Notícias

Saúde - Quarta-feira, 10 de Abril de 2019


12ª Conferência Municipal reúne grande público e debate sobre ‘Democracia e Saúde’


Um grande público se reuniu para a 12ª Conferência Municipal de Bandeirantes, na tarde de sexta-feira (05), para debater o tema ‘Democracia e Saúde’. O evento aconteceu nas dependências do auditório Thomas Nicolletti, do campus da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Luiz Meneghel e foi promovido pelo Conselho Municipal da Saúde de Bandeirantes em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Bandeirantes, Daiane Tomé, o número de participantes foi acima do esperado, o que resultou numa dinâmica de propostas e de debates positivas e esclarecedoras. “Foi uma ocasião oportuna para avaliarmos as demandas, as propostas e também de esclarecimentos sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas dentro da gestão do Município. Ressaltando que, com apoio do prefeito Lino Martins e do vice-prefeito Luiz Carmelo Comegno, temos já realizado e em andamento muitas das propostas elencadas pelos participantes. A Conferência foi realmente um sucesso e isso demonstrou força da nossa comunidade e da nossa saúde”, afirmou. O presidente do Conselho Municipal, Marcelo Timóteo, também avaliou positiva o número de participantes, atingindo cerca de 500 pessoas inscritas dos diversos segmentos da comunidade bandeirantense. “Esse número de participação é uma demonstração da democracia, das pessoas se envolverem e sugerirem o melhor para a nossa saúde”, mencionou.

Os trabalhos da Conferência foram desenvolvidos pela equipe da 18ª Regional de Saúde/Cornélio Procópio, Maria Helena Mendes Luiz (Vigilância Sanitária e Ambiental) e enfermeira Josenira Martelli Coimbra Tavares, e também pelo apoiador do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) Rodrigo Luppi. Objetivo da realização da 12ª Conferência Municipal foi de avaliar a situação da saúde no Município, propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde e ainda realizar a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde. O tema principal deste ano é ‘Democracia e Saúde’ e os eixos temáticos que encaminham as propostas são: Saúde Como Direito, Consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e Financiamento de Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre as propostas elencadas na Conferência Municipal de Bandeirantes foram: necessidade de implantação de aplicativo identificador/localizador de chamadas junto à base do SAMU com objetivo de agilizar o atendimento; agilidade na implantação do curso de Medicina na UENP/Campus Cornélio Procópio; e aumento no percentual de 3% para 10% do repasse de recursos do Governo do Estado à saúde dos municípios.

As conferências municipais estão sendo realizadas por todo o Estado e as propostas serão levadas para debate na 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, marcada para 11, 12 e 13 de junho, em Curitiba. Depois de aprovadas seguem para debate federal, em agosto, na Conferência Nacional de Saúde.

As conferências definem as diretrizes de política de saúde e representam o maior evento de participação social no Brasil, envolvendo os segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores da Saúde. (Fotos Carlos Almeida)

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
Prefeitura Municipal de Bandeirantes
  • (43) 3542-4525
Secretaria de Assistência Social
  • (43) 3542-3419
Secretaria de Saúde
  • (43) 3542-2133

Ver todos os telefones...

Bandeirantes

Rua Frei Rafael Proner, 1457, Centro
Bandeirantes - PR CEP:86360-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software