Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Sábado, 29 de Junho de 2019

Hoje tem vacinação contra febre amarela

Vacina é a única forma de prevenção; macacos não transmitem a doença

Hoje tem vacinação contra febre amarela

Acontece hoje (29), até as 12h, no Posto de Saúde Central em Bandeirantes, o dia D de vacinação contra a febre amarela. Devem receber a dose pessoas com idade a partir dos nove meses até 59 anos e devem comparecer com a carteira de vacinação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Daiane Tomé, a SESA (Secretaria Estadual da Saúde do Paraná) tem monitorado e acompanhado a presença do vírus nas regiões. Os novos casos  de epizootias, que é a morte de macacos contaminados pela febre amarela, foram confirmados em Tibagi (3), Campo Largo (1), Carambeí (1), Piraí do Sul (1), Ponta Grossa (1). “Quem já tomou a vacina, está imunizado; quem não se lembra se recebeu a dose, melhor garantir e procurar o posto de saúde”, orientou.
A SESA informou que macacos não transmitem a doença e assim como os humanos, também são contaminados pela picada do mosquito transmissor.  “São os macacos que sinalizam a presença do vírus na região, ou seja, a ocorrência indica que a população deve buscar a vacina, que é a única forma de prevenção contra a doença que pode causar complicações e levar até a morte”, afirmou.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal.
A febre amarela pode ter evolução rápida para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos no sistema digestivo. Por isso a importância de identificar a doença precocemente e da prevenção.

Fonte: Folha do Norte Paranaense