Bandeirantes, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Sábado, 07 de Setembro de 2019

“Sustentabilidade acontece quando compartilhamos responsabilidade”, afirma diretora ambiental.

Alunos do curso Técnico em Enfermagem do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes, participaram na noite de terça-feira (03) da palestra com a diretora do Meio Ambiente da Prefeitura, Conceição Cesco. A convite do coordenador do curso, Roberto Tavares, o tema abordado foi ‘Coleta Seletiva e Sustentabilidade’.

“A sustentabilidade somente acontece quando compartilhamos a responsabilidade, ou seja, é um elemento obrigatório que todos nós devemos praticar e disseminar no dia a dia. Afinal, preservação ambiental é uma questão de cidadania e sobrevivência, ou seja, precisamos pensar o que vamos deixar de legado para as gerações futuras, na qualidade de vida e saúde que desejamos hoje e amanhã”, defendeu.

Segundo a diretora ambiental, o encontro com os alunos foi gratificante, pois houve interatividade e vários questionamentos sobre o tema, resultando numa palestra dinâmica e de conhecimento mútuo. Ela também destacou que, nunca se debateu tanto sobre sustentabilidade, preservação ambiental, e outros assuntos relacionados ao meio ambiente como tem ocorrido nos últimos anos. “É extremamente importante que seja mantido assim, em evidência. Isto é para que as pessoas estejam constantemente sendo alertadas sobre a consciência da responsabilidade social e ambiental que cada um tem dentro da sociedade em que se vive. Para sermos cidadãos mais sustentáveis e cooperar para um futuro melhor, precisamos repensar nossas atitudes. Para começar, podemos agir com mais responsabilidade em relação ao lixo que produzimos no trabalho ou em casa. Reciclar é a palavra-chave”, definiu. Durante a palestra, Conceição explicou que se o lixo reciclável for separado e descartado de maneira correta, evita-se a poluição do solo e dos mananciais de água, economiza-se matéria-prima não-renovável e ainda economiza-se energia. “De uma forma bem simples, ser sustentável é ter a capacidade de suprir as necessidades de hoje, sem prejudicar o amanhã. Somos todos responsáveis em recuperar o que foi tirado dos meios naturais, de separar o lixo em casa para o processo de reciclagem, da responsabilidade social com aqueles que dependem e sobrevivem da coleta seletiva. Isso tudo reflete na qualidade de vida e saúde. Não é o que todos nós desejamos para o futuro?”, questionou.

Fonte: Folha do Norte Paranaense