O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bandeirantes, quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 (43) 3542-4779 / 4525
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização, comunica que a partir desta segunda-feira, dia 07, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo para Crianças e segue até o dia 25 deste mês.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização, comunica que a partir desta segunda-feira, dia 07, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo para Crianças e segue até o dia 25 deste mês.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, devem receber a dose todas as crianças não vacinadas a partir de seis meses de idade a menores de 5 anos. “A campanha é seletiva. Toma a vacina quem ainda não tem as duas doses na carteirinha de vacinas, ou seja, está incompleto. Neste período da campanha, objetivo é focar no público infantil porque existe um risco epidemiológico e precisamos garantir a imunização das crianças. Essa faixa etária corre risco maior de adoecimento do sarampo e de ter complicações. Alertamos que a doença pode causar cegueira, encefalite, diarréia grave, infecções no ouvido, pneumonia e até levar à morte”, preocupou.
O dia ‘D’ da Campanha Nacional é 19 de outubro (sábado). Pais e responsáveis devem procurar as salas de vacinas dos seguintes postos de saúde: Central, Teixeirinha e IBC 1, com a carteira de vacinas em mãos, para que as crianças recebem a dose de imunização contra a doença.
De acordo com a secretária da Saúde, Daiane Tomé, é importante que os pais levem os filhos para receberem a dose, pois a doença é de fácil transmissão. “E com possibilidades sérias de comprometimento da saúde. O vírus já está em nosso Estado, portanto, é fundamental e não custa nada prevenir as crianças contra doença”, alertou.
MONITORAMENTO - O monitoramento de sarampo realizado pela SESA (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná) apresentou recentemente novos dados em relação à doença. O Informe Epidemiológico retratou a situação do rápido crescimento da quantidade de pacientes: mais 20 casos foram confirmados, agora já são 59 pessoas com sarampo no Estado, 270 estão em investigação e 47 foram descartados. Os municípios que registram ocorrência da doença são: Campina Grande do Sul (1 caso), Campo Largo (1), Colombo (3), Curitiba (45), Fazenda Rio Grande (1), Jacarezinho (1), Pinhais (2), Ponta Grossa (1), Maringá (2), Rolândia (1) e São José dos Pinhais (1).
DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.
SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
FONTE: Folha do Norte Paranaense
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 20/12/2024
Portal atualizado em: 23/12/2024 11:56:32