Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 04 de janeiro de 2025 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sábado, 02 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Reunião define volta do PROERD às escolas em 2020

A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria da Educação e Cultura, e a SESP/PR (Secretaria de Estado da Segurança Pública), por meio da Polícia Militar do Paraná, realizaram reunião na tarde desta terça-feira (29), no auditório do SAAE, para trata


A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria da Educação e Cultura, e a SESP/PR (Secretaria de Estado da Segurança Pública), por meio da Polícia Militar do Paraná, realizaram reunião na tarde desta terça-feira (29), no auditório do SAAE, para tratar sobre a volta da implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Participaram do encontro pela Polícia Militar, tenente Prado, subtenente Renato, e soldados Fantinato, Alana e Kelly; e pela rede municipal de ensino, as diretoras das escolas, assessoria pedagógica e a secretária de Educação e Cultura, Valquíria Aparecida Bonacini Martins. O PROERD passa a funcionar efetivamente a partir do ano de 2020 nas onze escolas municipais nas turmas de alunos do 5º Ano.

Durante a reunião, o tenente Prado explicou sobre os detalhes do funcionamento e execução do PROERD nas escolas, já que este um programa educativo, preventivo e estratégico com foco, principalmente, na transmissão da mensagem de valorização à vida, e com objetivo de orientar os alunos em se manterem longe das drogas e da violência, além de ressaltar a importância da família.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Valquíria Aparecida Bonacini Martins, ofícios foram encaminhados com pedidos de solicitação para implantação do programa desde 2017, quando a atual gestão assumiu a administração pública. “Sabemos a importância do PROERD e o impacto deste programa na vida das crianças e o seu reflexo dentro da família e da sociedade. Por isso buscamos trabalhar a volta dele e, com o apoio do major Jeferson Busnello, do Conseg através do senhor Nelson Santos, do Ministério Público, e hoje temos a alegria e a satisfação que, em 2020, nossos alunos irão receber as soldadas militares, Alana e Kelly, como instrutoras do PROERD nas salas de aula”, comemorou.

O PROGRAMA PROERD - O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas aos estudantes por um policial militar, com a presença do professor em sala de aula, utilizando a cartilha do programa como material de apoio, propiciando também um forte elo na comunidade escolar em que atua no fortalecimento do trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), que surgiu em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.

Um dos principais objetivos do Proerd é prevenir quanto ao uso de drogas não só entre os estudantes, mas também na comunidade escolar. Assim, os alunos aprendem maneiras de dizer não às drogas, bem como competências sociais e ferramentas psicológicas, dentre elas, como ser seguro, conviver com estresse, ter empatia e tomar decisões. Além de drogas ilícitas, o programa discute também o uso de substâncias como o álcool e o cigarro.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

647 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/01/2025

Portal atualizado em: 03/01/2025 10:00:24

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.