O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bandeirantes, sábado, 23 de novembro de 2024 (43) 3542-4779 / 4525
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
O Dia D acontece próximo sábado, 15, das 09h às 16h nas seguintes unidades de saúde: Posto Central, PSF Teixeirinha e PSF IBC I
Começa nesta segunda-feira (10) a Campanha Estadual de Vacinação contra o Sarampo e se encerra no dia 13 de março. O Dia D acontece no próximo sábado, dia 15, das 09h às 16h, nas seguintes unidades de saúde: Posto Central, PSF Teixeirinha e PSF IBC I. Após vinte anos sem registro, o Paraná hoje está com 800 casos confirmados de Sarampo, conforme dados da SESA (Secretaria de Estado da Saúde).
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Zanatta, no período da campanha, todas as pessoas com idade de 20 a 29 anos devem tomar uma (01) dose da Vacina Tríplice Viral contra o Sarampo como reforço, independente de quantas doses tem em seu Histórico Vacinal. “Pessoas de 5 a 19 anos devem ter duas (02) doses da Vacina Tríplice Viral contra o Sarampo de acordo como seu Histórico Vacinal e pessoas com idade de 30 a 59 anos devem ter uma (01) dose da Vacina Tríplice Viral contra o Sarampo de acordo com seu Histórico Vacinal”, explicou e alertou: “Gestantes não podem tomar essa vacina”.
A secretária da Saúde, Daiane Tomé, explicou que o objetivo da realização da campanha é trabalhar para a interrupção da circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no Estado e também no Município. “O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença”, explicou Daiane.
SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
A secretária de Saúde e a coordenadora do Setor de Imunização orientam as pessoas que não deixem de procurar os postos de saúde para receberem as doses de vacina contra o Sarampo, e também é importante levarem consigo a carteira de vacinas.
Fonte: Folha do Norte Paranaense
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 22/11/2024
Portal atualizado em: 22/11/2024 16:41:05