Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Boa noite Bandeirantes, segunda 28 de setembro de 2020

Notícias

Saúde - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020


Agentes de Controle de Endemias recebem capacitação


Os dezoitos (18) ACEs (Agentes de Controle de Endemias) contratados para atuarem no Setor da Visa (Vigilância Sanitária), vinculado à Secretaria da Saúde da Prefeitura de Bandeirantes, participaram nesta segunda-feira (10) de capacitação e orientação de atuação junto à comunidade bandeirantense. O encontro com coordenador da Visa, Reinaldo Marqui, e secretária de Saúde, Daiane Tomé, aconteceu no auditório do SAAE, que contou com as presenças diretora de Saúde, Cristiane Caçador Araújo, e diretora do RH, Patrícia de Oliveira Pedroso.

Durante a reunião, houve apresentação dos colaboradores e também dos dois supervisores que cuidarão das equipes, estas que serão divididas e definidas ainda suas áreas de atuação.  Dados da situação com relação a febre amarela, zika vírus, chikungunya, e principalmente dengue, no estado do Paraná, na região e na cidade de Bandeirantes também foram mostrados aos agentes. Na atualização desta terça-feira (11), segundo a secretária de Saúde, Daiane Tomé, em Bandeirantes são 1.206 casos de dengue notificados, 475 confirmados e 158 descartados. No final da tarde de ontem, o Comitê de Combate a Dengue iria se reunir para debater e definir estratégias de prevenção e atuação.

A capacitação também tratou sobre abordagem junto aos moradores, animais peçonhentos (escorpião, aranhas, cobras), leishmaniose, caramujo africano, dentre outros. “Os ACEs têm importante função de prevenir e esclarecer a população sobre doenças consideradas endêmicas, e ele trabalha em parceria com as equipes de saúde básica, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental para combater e evitar a propagação das doenças. Isto porque eles estão em contato direto com a região, localidade que próxima que reside. O trabalho deles é em campo, realizando vistoria de residências, em depósitos e terrenos baldio, orientação e prevenção, aplicação de larvicidas, coleta de vetores”, mencionou Daiane.

DENGUE ESTÁ NOS MUNICÍPIOS – A secretária de Saúde explicou ainda que o avanço da dengue não está ocorrendo somente na cidade de Bandeirantes, mas em várias cidades paranaenses. Durante as conferências realizadas nos últimos dias junto à SESA, uma das explicações sobre as incidências da doença se devem pela sua forma cíclica, ou seja, houve modificação do vírus do vetor. “O que se tem observado em todo o Estado é que, até ano passado, lidávamos com um tipo de dengue, e devido a essa modificação do vírus, está ocorrendo essa epidemia. Ressalto que a epidemia não é somente em Bandeirantes, mas em vários municípios do Paraná”, destacou.

Dados do boletim da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) confirmaram sete óbitos de dengue no Estado, com 62 municípios em situação de epidemia, 12 a mais que o último boletim .

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
Prefeitura Municipal de Bandeirantes
  • (43) 3542-4525
Secretaria de Assistência Social
  • (43) 3542-3419
Secretaria de Saúde
  • (43) 3542-2133

Ver todos os telefones...

Bandeirantes

Rua Frei Rafael Proner, 1457, Centro
Bandeirantes - PR CEP:86360-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Avisos!

Decretos/Recomendações/Boletins contra a epidemia do CORONAVÍRUS.

Expediente de volta ao horário de suas respectivas Secretarias, a partir de 12/08/2020

TOQUE DE RECOLHER DAS 22:30H ATÉ AS 05:00H

COMUNICADO - Lei das Eleições (Lei Federal nº 9504/97)