Bandeirantes, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Dados de Dengue no Município

Vigilância em Saúde faz atualização semanal de dados da Dengue no Município

Dados de Dengue no Município

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bandeirantes realizou a atualização semanal dos dados sobre a situação da Dengue no Município e publicou na sua página na rede social do Facebook ontem (08). Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Reinaldo Marqui, os dados são oficiais e contabilizam 4.553 notificações, 273 descartados, 1.783 casos confirmados, sendo que 2.810 ainda estão em análise e 01 óbito.

“Como podem perceber, o número de notificados está abaixo do que foi postado no último boletim e queremos explicar o que ocorreu. Realizamos uma limpeza em nosso banco de dados e identificamos duplicidade de notificações, isso aconteceu pelo fato do paciente procurar mais de uma unidade de saúde para atendimento. Não significa dizer que não tivemos notificações durante a semana. Importante ressaltar que que todos juntos devemos continuar a lutar contra a Dengue”, destacou.

NO PARANÁ - A SESA (Secretaria da Saúde do Paraná) divulgou na terça-feira (07) o Boletim da Dengue e confirmou que no Estado há 102.247 casos de Dengue, um aumento de 14.527 em relação à semana anterior. São 9 óbitos confirmados nesta semana. Na publicação da semana passada o total de óbitos no período era de 69, hoje são 78. O período de monitoramento começou em agosto de 2019 e segue até julho deste ano.

“Estamos vivendo um momento de isolamento social, as pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa como medida de proteção fundamental para o controle do Coronavírus; por isso reforçamos nosso pedido para que todos contribuam com uma verificação detalhada nos quintais e nos ambientes internos das residências para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. É o momento de identificarmos o foco e eliminarmos, é uma questão de responsabilidade social”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Temos uma situação de epidemia no estado por dengue e uma pandemia de coronavírus; precisamos aplicar todas as medidas preventivas para as duas infecções e, no caso da dengue, já está comprovado que a retirada dos focos é a melhor alternativa”, complementou o secretário.

ELIMINAÇÃO - Nas 37 cidades onde a Secretaria Estadual da Saúde promoveu mutirões com retirada mecânica dos criadouros a taxa de incidência foi reduzida. As ações foram coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, e em alguns municípios contou com a participação de militares estaduais, representantes regionais da Defesa Civil e de soldados do exército, além dos agentes da Vigilância Ambiental dos municípios e do estado.

Quinta do Sol, por exemplo, saiu de uma taxa de incidência de 17 mil casos proporcional por 100 mil habitantes e nas últimas quatro semanas reduziu este índice para 323 casos por 100 mil habitantes. “É uma diferença muito significativa comparando o acumulado de agosto de 2019. Esta constatação da redução faz parte de uma análise das últimas 4 semanas”, explica Beto Preto.

Barbosa Ferraz, que tinha incidência de 11.183 mil casos por 100 mil habitantes, proporcionalmente, apresenta nesta mesma análise a redução para 1.279 casos por 100 mil habitantes.

Em Guaíra, a incidência baixou para 124 casos por 100 mil habitantes. Antes da retirada mecânica dos criadouros a taxa era de 5.755 mil casos proporcionalmente.

Outro resultado positivo, considerado ideal, foi constatado em outras sete cidades. Nova Cantu, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Nova Aliança do Ivaí, Santo Antônio do Caiuá e Lupionópolis, que tinham altas taxas de incidência epidêmica acumulada no período, não apresentaram até o momento casos de Dengue autóctones nestas últimas quatro semanas, ou seja, zeraram a incidência neste período de análise.

Fonte: Folha do Norte Paranaense