Bandeirantes, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

Começa organização para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

- Segunda-feira, dia 15, produtores devem agendar horário para entrega das embalagens vazias de agrotóxicos

Reunião realizada na manhã desta segunda-feira (08) no auditório do Parque de Exposições Lauro Teodoro da Silva, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Bandeirantes, tratou sobre a organização dos trabalhos para dar início ao recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Município. O encontro foi conduzido pelo secretário Fernando Comegno e contou com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, Renato Reis Duarte, da técnica do IDR (Instituto Desenvolvimento Rural) IAPAR/Emater, Rosangela Delamuta, e representantes das empresas Cooperativa Agroindustrial Integrada, Rural Agrícola, Agro100, Camda, Coopermota, Bela Agrícola e Coplacana.

Durante a reunião, Comegno explicou que a metodologia de trabalho continuará a mesma seguindo os mesmos critérios dos anos anteriores e destacou a parceria entre a municipalidade, produtores rurais, empresas, governo do Estado e Adan (Associação dos Distribuidores Agroquímicos Norte Paranaense) para o trabalho da logística reversa para a destinação correta das embalagens de agrotóxicos. Segundo o secretário do Meio Ambiente, em 2018 foram recolhidos 10.450 embalagens e no ano passado, em 2019, foram 11.680 galões plásticos vazios. “Percebe-se um aumento de um ano para outro, porém, não sabemos exatamente se o produtor tem utilizado mais produtos por ampliar sua área de cultivo ou simplesmente deixou de entregar embalagens. Entretanto, o importante é que seja feito o recolhimento para que estes materiais tenham seu destino correto”, ressaltou Comegno.

O sistema de organização para a entrega das embalagens vazias continua sendo da mesma maneira como nos anos anteriores. De acordo com a técnica do IDR/IAPAR/Emater, Rosangela Delamuta, os produtores rurais devem comparecer até o escritório do Instituto (em frente a Praça do SAAE) para realizar o agendamento a partir desta segunda-feira, dia 15, que segue até o dia 03 de julho (sexta-feira), nos seguintes horários de atendimento, das 08h às 12h, e das 13h30min às 17h30min.

Com o agendamento feito, os produtores rurais deverão levar as embalagens vazias de agrotóxicos para o ponto de recolhimento no barracão da Cooperativa Agroindustrial Integrada – unidade regional de Bandeirantes, localizada na rua Presbítero José Modesto, 100, próximo ao campus da UENP/Luiz Meneghel. O recolhe acontece de 06 a 10 de julho nos horários das 08h às 11h e das 13h às 16h com atendimento diário de 50 produtores. De acordo com os organizadores, as embalagens serão recebidas por ordem de chegada de cada produtor.

O secretário do Meio Ambiente, Fernando Comegno, destacou que o produtor rural deve entregar as embalagens vazias de agrotóxicos observando as seguintes instruções: o número de embalagens a ser entregue por produtor é de no máximo 300 por dia; se caso ainda tenha a caixa de papelão, recolocar a embalagem vazia no mesmo; é obrigatório realizar a Tríplice Lavagem na utilização do produto; todas as tampas devem ser entregues em sacos separados; as embalagens devem estar separadas e contadas de acordo com o tamanho; e as embalagens flexíveis (Ally, Classic, Roundup Wg, sacaria de semente tratada, etc) devem ser entregues em outro saco separadamente.

“É importante ressaltar que o produtor ao realizar a técnica da Tríplice Lavagem deve utilizar equipamentos de segurança no manuseio, que é a maneira adequada de tratar resíduos agrotóxicos. Além disso, vale enfatizar ainda que o uso inadequado de agrotóxicos no combate às pragas da agricultura ou a destinação incorreta das embalagens vazias causam intoxicações à população e danos ao meio ambiente. E ao encaminharmos devidamente estes materiais, vamos evitar a agressão ao meio ambiente e riscos à saúde da população, permitindo um desenvolvimento sustentável no nosso Município”, reforçou.

Fonte: Folha do Norte Paranaense