Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Boa noite Bandeirantes, segunda 28 de setembro de 2020

Notícias

Educação - Quarta-feira, 15 de Julho de 2020


Lançado Projeto Crotalária de controle biológico contra mosquito da Dengue


A Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio do engenheiro agrônomo Vauller Aparecido Furtado, da Cooperativa Integrada Bandeirantes, e o produtor rural Kazuma Watanabe, lançaram na semana passada o Projeto Crotalária. Segundo a secretária Valquíria Bonacini Martins, a ação teve como objetivo o combate ao mosquito da Dengue e ao mesmo tempo envolver os alunos da rede municipal de ensino na criação da arte para o lançamento do projeto que visa o controle biológico do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.

“Contamos com a criatividade de vários alunos da rede municipal de ensino e que através dos desenhos representaram o foco do desenvolvimento deste projeto. Todos foram maravilhoso, entretanto, o desenho do aluno Gustavo Dias de Oliveira, da Escola Municipal Maria Inês Speer Faria, do 5º ano B, com a orientação das professoras Araceli Silvestrini de Moraes Farinha e Camila Felicio de Carvalho, foi o escolhido. Parabéns ao nosso aluno pelo seu empenho e dedicação. Nosso agradecimento à família que sempre tem dado o suporte ao Gustavo, e apoiado a educação do nosso Município, principalmente, neste período difícil da pandemia. A parceria entre família, educação e poder público, quem ganha são os alunos”, destacou Valquíria.

O Projeto Crotalária visa a distribuição de sementes da planta leguminosa que ao se desenvolver produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador de mosquitos, inclusive o da Dengue. “Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim de uma empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da Dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti, podendo acontecer a quebra da cadeia reprodutora do mosquito”, comentou a secretária.
O projeto de plantio da Crotalária é mais uma medida de combate contra a proliferação da Dengue. “Vale ressaltar que ainda é importante que toda a população se conscientize fazendo a sua parte com a limpeza e cuidando de quintais e jardins”, enfatizou Valquíria.
Para a retirar as sementes da Crotalária basta ir até a Secretaria da Educação e Cultura, na Rua Dino Veiga, e procurar a secretária da Educação Valquíria Martins.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
Prefeitura Municipal de Bandeirantes
  • (43) 3542-4525
Secretaria de Assistência Social
  • (43) 3542-3419
Secretaria de Saúde
  • (43) 3542-2133

Ver todos os telefones...

Bandeirantes

Rua Frei Rafael Proner, 1457, Centro
Bandeirantes - PR CEP:86360-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Avisos!

Decretos/Recomendações/Boletins contra a epidemia do CORONAVÍRUS.

Expediente de volta ao horário de suas respectivas Secretarias, a partir de 12/08/2020

TOQUE DE RECOLHER DAS 22:30H ATÉ AS 05:00H

COMUNICADO - Lei das Eleições (Lei Federal nº 9504/97)