Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Quin
28/03
Chuva
Máx 27 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0

Educação - Quarta-feira, 15 de Julho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Lançado Projeto Crotalária de controle biológico contra mosquito da Dengue

O Projeto Crotalária visa a distribuição de sementes da planta leguminosa que ao se desenvolver produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador de mosquitos, inclusive o da Dengue.


A Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio do engenheiro agrônomo Vauller Aparecido Furtado, da Cooperativa Integrada Bandeirantes, e o produtor rural Kazuma Watanabe, lançaram na semana passada o Projeto Crotalária. Segundo a secretária Valquíria Bonacini Martins, a ação teve como objetivo o combate ao mosquito da Dengue e ao mesmo tempo envolver os alunos da rede municipal de ensino na criação da arte para o lançamento do projeto que visa o controle biológico do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.

“Contamos com a criatividade de vários alunos da rede municipal de ensino e que através dos desenhos representaram o foco do desenvolvimento deste projeto. Todos foram maravilhoso, entretanto, o desenho do aluno Gustavo Dias de Oliveira, da Escola Municipal Maria Inês Speer Faria, do 5º ano B, com a orientação das professoras Araceli Silvestrini de Moraes Farinha e Camila Felicio de Carvalho, foi o escolhido. Parabéns ao nosso aluno pelo seu empenho e dedicação. Nosso agradecimento à família que sempre tem dado o suporte ao Gustavo, e apoiado a educação do nosso Município, principalmente, neste período difícil da pandemia. A parceria entre família, educação e poder público, quem ganha são os alunos”, destacou Valquíria.

O Projeto Crotalária visa a distribuição de sementes da planta leguminosa que ao se desenvolver produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador de mosquitos, inclusive o da Dengue. “Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim de uma empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da Dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti, podendo acontecer a quebra da cadeia reprodutora do mosquito”, comentou a secretária.
O projeto de plantio da Crotalária é mais uma medida de combate contra a proliferação da Dengue. “Vale ressaltar que ainda é importante que toda a população se conscientize fazendo a sua parte com a limpeza e cuidando de quintais e jardins”, enfatizou Valquíria.
Para a retirar as sementes da Crotalária basta ir até a Secretaria da Educação e Cultura, na Rua Dino Veiga, e procurar a secretária da Educação Valquíria Martins.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

367 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 16:58:25

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.