Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Bom dia Bandeirantes, terça 11 de agosto de 2020

Notícias

Saúde - Sábado, 25 de Julho de 2020


Decreto altera horário do comércio


Decreto altera horário do comércio

O prefeito de Bandeirantes Lino Martins assinou na tarde de ontem (24) e publica hoje (25) o decreto 3202/2020 que altera o horário de funcionamento do comércio do Município, mantendo o atendimento com acesso restrito conforme as determinações anteriores. O horário de funcionamento estabelecido neste decreto é temporário.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a administração municipal tem realizado ações, sob orientações técnicas sanitárias, de prevenção e adotado medidas de prevenção para evitar a disseminação do Coronavirus entre a população, sendo necessário, de início, restrições mais severas às atividades comercias não essenciais. No decorrer dos quatro meses, as autoridades municipais e sanitárias foram flexibilizando os horários e conforme as análises técnicas da saúde e as demandas de todos os setores produtivos, as alterações foram ocorrendo gradativamente.
De acordo com o decreto 3202/2020  a partir de hoje o comércio bandeirantense essencial e não essencial, abrem das 08h às 18h de segunda a sexta-feira; aos sábados das 09h às 13h. Restaurantes, lanchonetes, cafés, pesque-pague tem horário aberto de segunda-feira a domingo das 08h às 22h. Ainda não está liberado o sistema self servisse, conforme decreto estadual. As padarias têm horário estipulado das 06h às 20h e as academias de segunda a sexta-feira das 06h às 22h e aos sábados das 06h às 13h. Fica proibida a comercialização de bebida alcoólica no âmbito do município de Bandeirantes, entre 22h e 06h, de segunda-feira à domingo. Também consta no decreto a abertura das atividades religiosas presenciais, desde que apresentado e aprovado o plano de contingência pelo órgãos de saúde.

As condições quanto ao uso de máscaras, tapetes, higienização, álcool gel, dentre outras medidas de seguranças para cada segmento continuam sendo exigidas e serão fiscalizadas pelos órgãos competentes.
Todos as medidas que constam no decreto 3202/2020 foram discutidas durante reunião realizada na quinta-feira (23) pelos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19, encontro este conduzido pela presidente e secretária da Saúde, Cristiane Araújo, e vice-presidente e vereadora Tatiani Sabaini. Durante a reunião, membro do grupo, o vice-diretor da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), professor doutor Ricardo Castanho, explicou que em convênio com a instituição, a Prefeitura de Bandeirantes tem o seu ambulatório de referência a Covid-19, com profissionais de saúde do Município, profissionais e estudantes da UENP. “Neste sentido é realizado todo trabalho de atendimento, coleta de exames, equipe sentinela, ou seja, aonde as pessoas que tenham dúvidas ou sintomas podem ligar no 3542-8001, 3542-8008 ou 0800-645-1525, sendo modalidade de ‘tira dúvidas’,  podendo evoluir para teleconsulta e agendamento de consulta presencial”, explicou. Também foi exposto, pela secretária da Saúde, Cristiane Araújo, que a Prefeitura realizou, através de credenciamento público de profissionais para os serviços de atendimento à população com mais dois médicos, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem para trabalhar na linha de frente da Covid-19. Os contratados realizam o monitoramento diário, via telefone, de todas as pessoas testadas positivo e de seus contatos (em torno de 250 ligações/dia).

Na reunião foi relatado que na região macro norte, a qual Bandeirantes está localizado, há cinco regionais de saúde (Ivaiporã, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho) e em torno de dois milhões de pessoas, sendo que os 127 leitos de UTI Adulto disponibilizados para a Covid-19 e sua taxa de ocupação está em 54%.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

 

Para ler o Decreto na íntegra,  CLIQUE AQUI.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
Prefeitura Municipal de Bandeirantes
  • (43) 3542-4525
Secretaria de Assistência Social
  • (43) 3542-3419
Secretaria de Saúde
  • (43) 3542-2133

Ver todos os telefones...

Bandeirantes

Rua Frei Rafael Proner, 1457, Centro
Bandeirantes - PR CEP:86360-000

Website Desenvolvido porKing Page - Fábrica de Software
Avisos!

Decretos/Recomendações/Boletins contra a epidemia do CORONAVÍRUS.

Expediente de volta ao horário normal, a partir de 12/08/2020