Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Quin
28/03
Chuva
Máx 27 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0

Administração - Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Bandeirantes recebe doses e começa primeira etapa da vacinação contra Covid-19

Bandeirantes recebe doses da vacina contra Covid-19


A esperança de começar a retomar a vida à sua ‘normalidade’ chegou em Bandeirantes no final da tarde de ontem (19). Por volta das 15h45min, as doses da Coronavac, produzidas pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, já estavam no Posto Central na Secretaria Municipal de Saúde, que vieram escoltadas pela Policia Militar.

Por volta das 17h, as primeiras profissionais de saúde a receberem a vacina foram as enfermeiras da Clínica da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e da Secretaria Municipal de Saúde, e também a funcionária mais antiga da Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes. As pessoas que receberam as doses representaram os grupos a serem vacinados nesta primeira fase. Estiveram acompanhando o recebimento das vacinas o vice-prefeito Nilton De Sordi Jr, secretário municipal de Saúde Wanderson de Oliveira, e a responsável pelo Setor de Imunização, enfermeira Carla Zanata. O diretor da 18ª Regional de Saúde Cornélio Procópio, Cláudio Cordeiro, fez a entrega das vacinas.

O secretário de Saúde de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira, disse que neste primeiro momento serão vacinados apenas os profissionais da área que atuam na linha de frente contra a Covid-19. A continuidade da campanha será de acordo com o protocolo do Plano Estadual de Vacinação, que tem início nesta quarta-feira (20).

As primeiras pessoas as serem vacinadas foram Maria Helena Gasoli da Luz, de 63 anos, auxiliar de Farmácia, funcionária mais antiga da Santa Casa;  Luana Angélica da Silveira Trindade, de 29 anos, enfermeira da Vigilância em Saúde; e Tatiane da Silva Guilherme, de 24 anos, enfermeira coordenadora do Sentinela da UENP. A aplicação da vacina foi realizada pela enfermeira Isabela Garcia da Silva e o momento foi acompanhado pelo secretário de Saúde Wanderson Oliveira e prefeito Jaelson Ramalho Matta, além da presença de vereadores.

A DISTRIBUIÇÃO NO INTERIOR - O trabalho organizado há meses pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde teve resultado prático nesta terça-feira. Em pouco mais de dez horas as equipes do Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) organizaram, classificaram e encaminharam para as 22 Regionais de Saúde as 132.540 primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Paraná.

A primeira entrega ocorreu para o município de Curitiba, que concentra o maior volume de doses. A prefeitura retirou a carga diretamente no Cemepar. A saída dos imunizantes foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e a secretária municipal de Curitiba, Márcia Huçulak. Ao longo do resto do dia, equipes estão distribuindo as doses do Interior com aviões e automóveis.

Beto Preto afirmou que a vacinação contra a Covid-19 é um processo que foi desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado com os municípios. “Todos vão receber as doses para essa primeira etapa de vacinação. Existem secretarias que tem 30, 40 doses, e outras, como Curitiba, que tem 23 mil doses. Vamos atender a todos, porque o Paraná é um só, é o Paraná por inteiro na saúde e é o Paraná imunizado”, afirmou.

Ele também destacou a parceria dos municípios para o sucesso na campanha de vacinação contra a Covid-19. “Na pessoa da secretária Márcia Huçulak eu cumprimento, agradeço e peço prioridade para a vacinação para todos os secretários municipais de Saúde. A estratégia de distribuir para todo o Paraná é democrática, participativa e assim, com os municípios atuando junto conosco, vamos começar a vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado”, completou.

LOTES - As doses chegaram em três voos na noite desta segunda-feira (18) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O carregamento foi transportado em caminhões da Secretaria de Estado da Saúde e da Defesa Civil para o Cemepar. As equipes trabalharam durante a madrugada para organizar as caixas com 40 frascos de doses da vacina e acondicionar em embalagens de isopor para manter a temperatura ideal para o imunizante que foram enviadas para as regionais de Saúde.

O Cemepar acondicionará as demais 132.540 doses da segunda aplicação durante as próximas semanas. As vacinas ficarão em Curitiba por conta da ampla estrutura de freezers e câmaras frias, e por questões de segurança.

PLANO - Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus.

Na sequência, o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

O Paraná tem 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios. A quantidade de locais varia em cada cidade de acordo com o tamanho da população. Os municípios são responsáveis pela gestão dos profissionais para aplicação das doses da vacina, assim como pelas estratégias de vacinação chamada extramuros, ou seja, fora das salas de vacinação. Um exemplo de desse formato é a vacinação em terminais de ônibus ou drive-thru.

 

FONTE: Folha do Norte Paranaense

499 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 16:58:25

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.