O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bandeirantes, quinta-feira, 14 de novembro de 2024 (43) 3542-4779 / 4525
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
A conjuntivite é uma das doenças que tem aumentado o número de casos em Bandeirantes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A conjuntivite é uma das doenças que tem aumentado o número de casos em Bandeirantes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A infecção aparece na conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. A mais comum é a causada por vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade, e também em ambientes fechados.
“As pessoas acabam pegando por contato direto, ou seja, se coloca a mão no olho, dá a mão para outra pessoa, aí acaba pegando a conjuntivite. Mas pode pegar até pelo ar”, disse a secretária de Saúde, Daiane Tomé, e destacou que algumas medidas podem ser tomadas para se evitar a propagação da conjuntivite viral. “Lavar suas mãos com frequência; não coloque as mãos nos olhos para evitar a recontaminação; evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área; lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas; ao usar tais medicamentos, não encoste o frasco do colírio ou da pomada no olho; evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite; não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite; não use lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas; não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite; evitar piscinas”, elencou.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS - Coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, com sensação de areia ou ciscos, secreção amarelada (quando causada por uma bactéria) ou esbranquiçada (quando causada por vírus), pálpebras inchadas e grudadas ao acordar e também visão borrada.
A doença pode acometer um ou ambos os olhos de uma semana a 15 dias.
Para qualquer dúvida, as pessoas devem procurar uma das unidades básicas de saúde. “As equipes estão preparadas e irão orientar para diagnóstico correto com um especialista”, destacou Daiane.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 08/11/2024
Portal atualizado em: 13/11/2024 16:46:53