O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bandeirantes, terça-feira, 12 de novembro de 2024 (43) 3542-4779 / 4525
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Dia 24 de novembro de 2023 (sexta-feira), a Secretaria Municipal de Saúde realizará o “Dia D” contra a dengue. A Vigilância Sanitária intensificará a campanha e os trabalhos de combate ao Aedes Aegypti, levando à população em geral, orientações e informaç
BANDEIRANTES (PR) – A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária realizará dia 24 de novembro de 2023 o Dia “D” de Combate à Dengue, informando e orientando a população em geral sobre a prevenção e combate à Dengue. O Dia “D” de Combate à dengue é evento realizado em âmbito nacional, de acordo com a Lei nº 12.235/2010 de maio de 2010, que institui o dia 19 de novembro como dia Nacional de Combate à Dengue. E tem como objetivo mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas a combater o vetor da doença, mosquito aedes aegypti.
A Vigilância Sanitária, neste ano de 2023 promove e realiza projeto voltado para combater e precaver contra as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. Técnicos e servidores do setor, subordinados à Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes (Silvia Cristina Guidi Bitencourt, Aline Cristina Vieira, Anne Karoline Pereira da Silva, Gean Carlos Vieira Felício e Jennifer Correia desenvolvem desde maio de 2023, o Projeto “O COMBATE À DENGUE NAS ESCOLAS”, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer o mosquito para que ocorra a prevenção e o combate do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, proporcionando aos alunos soluções simples e eficientes de combate ao Aedes aegypti.
O projeto já visitou as escolas municipais: Diogenes E P Vasconcelos, Leda de Lima Canário, Maria Inês Speer Faria, Santa Terezinha, Zulmira de Albuquerque e, Super Creche entre outras. Até o mês de outubro/23, o Projeto “O COMBATE À DENGUE NAS ESCOLAS” já alcançou 1580 crianças/ alunos que frequentam CMEIs até 5º ano do ensino fundamental.
METODOLOGIA
Para os alunos dos CMEIs, os agentes fazem contação de história e mostram a maquete utilizada na contação de história, o mosquitão.
Para os alunos dos níveis, primeiro e segundo ano é realizada aula/palestra, em que os agentes iniciam se apresentando e explicando um pouco do trabalho que realizam nas casas. Os técnicos fazem questionamentos; indagam sobre a visita de alguém que trabalha como agente de combate as endemias (dengue) na casa deles? Se viram como o agente trabalhou? E explicam como se comportar para evitar a dengue, nas casas, na rua, bairro, escola e cidade. E de acordo com o que respondem, acrescenta-se conhecimento as respostas deles e logo em seguida são apresentados materiais didáticos para contar uma história onde eles podem participar. Após o término da história é perguntado o que foi falado se eles entenderam.
Há atividades e que são entregues aos alunos, folhas sulfites para realização de atividades conjuntas, quando há esclarecimentos de quaisquer dúvidas que possa surgir durante as atividades. Ao final são exibidos vídeos sobre a dengue e músicas ligadas ao tema para que sejam coreografadas, fixando o aprendizado.
Aos alunos do 3º ao 5º ano é entregue o jornal “Operação fora mosquito Aedes aegypti” da editora Amigos da Natureza. É feita leitura e explicação do jornal. Ao término da leitura entrega-se uma folha de sulfite para realização de atividades conjuntas. São exibidos vídeos explicativos sobre a dengue e ao final, quando há larvas, são mostradas para eles.
O primeiro vídeo mostra o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, no qual mostra seu desenvolvimento, assim o aluno consegue identificar cada fase do mosquito, “e no decorrer da explanação, explicamos cada processo do desenvolvimento do mosquito e ao final mostramos a maquete com o ciclo de vida do mosquito”. O segundo vídeo, reproduz uma música, em que a letra interpretada por uma voz infantil, ensina o que se deve fazer para combater e prevenir do mosquito em casa e na vizinhança. Para os menores, é uma música que fala sobre o mosquito, em que eles fazem coreografias junto com os agentes vestidos de mosquito.
Colaboradores Anne Karoline Pereira da Silva, Silvia Cristina Guidi Bitencourt, Aline Cristina Vieira, Gean Carlos Vieira Felício e Jennifer Correia.
Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 07/11/2024
Portal atualizado em: 12/11/2024 16:11:05