Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, terça-feira, 12 de novembro de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Assuntos Jurídicos - Quinta-feira, 04 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITURA FECHA PARCERIA COM NUMAPE, PROJETO QUE OFERECE NOVAS PERSPECTIVAS ÀS VITIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Projeto prestará atendimento jurídico gratuito às mulheres de baixa renda e que gostariam de se desvincular de seus agressores.


BANDEIRANTES – Prefeito, Procuradoria Jurídica da prefeitura, secretários e reitoria da UENP reuniram-se na segunda-feira (1º/04/24) no gabinete do prefeito, onde decidiram por aderir ao Projeto Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), desenvolvido por universidades públicas do Estado do Paraná. 

Presente à reunião, para explanar sobre o projeto, Fernando de Brito Alves, Coordenador do NUMAPE- UENP), destacou que, “em Bandeirantes será implantado inicialmente ‘o braço’ jurídico”. Sendo referencia na cidade, para quem precisar de atendimento especializado em assessoria jurídica, após sofrer maus-tratos e violência doméstica.

Segundo Brito “o NUMAPE prestará um serviço público relevante de apoio à mulher vítima de violência”, destaca que “acompanhará os processos, mas não substituirá promotor, delegado ou advogados que atuam em Bandeirantes”. E complementa, “vamos articular outros atores, para futuro atendimento psicológico. Para romper o ciclo de violência, e oferecer subsídios para que a mulher possa fazer suas escolhas”. 

O NUMAPE, de acordo com a coordenação, é um projeto que propicia uma nova perspectiva de vida às mulheres vítimas de violência doméstica, devolvendo-lhes o controle sobre a situação e sobre a sua integridade física e psicológica, resgatando a dignidade que lhes é inerente e que, por um lapso temporal, foi-lhes tomada, e que, no entanto, após reempossada sua autonomia, não mais lhe será tirada.

Para promover e propiciar esse resgate de dignidade, o NUMAPE desenvolve ações que promovem o acolhimento e atendimento gratuito às mulheres que estejam em situação de violência. São realizadas ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres e o cumprimento da Lei Maria da Penha. 

Pelo fato de não lhe competir o combate direto à violência doméstica, desenvolve, ainda, trabalhos de conscientização como meio de esclarecer às mulheres os tipos de violência existentes – isto é, física, verbal, psicológica, moral e patrimonial – e o caminho para emanciparem-se.

O NUMAPE é um projeto que desempenha função social importante, intentando pôr a termo a uma cruel herança de desigualdade de gênero e degradação da figura feminina. Sua implantação e instalação em Bandeirantes atende os anseios, também do “Projeto Acolhida”, desenvolvido pelo Ministério Público da Comarca de Bandeirantes.

345 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 07/11/2024

Portal atualizado em: 12/11/2024 16:11:05

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.