Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2023

Ano letivo de 2023 começa com cursos de capacitação para os 400 professores e 90 funcionários da rede municipal de educação

Os cursos foram ministrados nesta quinta-feita (02) e duraram o dia todo, abordando temas como saúde mental e inteligência emocional, avaliações de aprendizagem e educação alimentar e nutricional.

BANDEIRANTES -  O retorno às atividades começou animado para os professores e funcionários da rede municipal de educação. Nesta quinta-feira os aproximados 400 professores e 90 funcionários de serviços diversos participaram de palestras diversas acerca da importância da saúde mental, sobre avaliação de aprendizagem e educação alimentar. O evento comprova o compromisso firmado pelo prefeito de Bandeirantes-PR, Jaelson Ramalho Matta, com a educação e sua preocupação em garantir um futuro sóbrio, saudável e seguro para as crianças atendidas pela Secretaria de Educação; o horizonte vislumbrado pelo prefeito é partilhado pela professora Nelci Maria Martins de Queiroz, secretária de Educação do município. "Quando os ideais de um vão ao encontro dos ideais do outro, o trabalho ocorre de modo orgânico, fluido. Meu foco sempre foi na educação, ela é de importância ímpar para o desenvolvimento individual e social. O prefeito [Jaelson] também se preocupa demais com a educação; vemos isso dia após dia, pois ele não mede esforços para que tenhamos uma educação de qualidade. Essa é uma de suas maiores preocupações; podemos ver isso com as reformas das escolas, os novos parquinhos para as crianças, a reforma no Chinelão, plano de cargos carreira e salário; fixação dos professores nas Unidades Escolares, eleição de Diretores, mobiliários e aparelhos tecnológicos entre tantas outras coisas. Compromisso firmado, compromisso realizado.”, disse a secretária de Educação.

As palestras ocorreram no auditório Thomas Nicoletti para os professores e no auditório Professor Doutor Edson Antonio Lenzi para os funcionários de serviços diversos, ambos da Universidade do Norte do Estado do Paraná - UENP. Abriu o circuito de palestras o professor e psicanalista Nathan Osipe, que com música e descontração fez apontamentos pontuais acerca de nossos comportamentos e nossas respostas aos estímulos externos: “eu sei da importância dessa capacitação e do tema, a saúde emocional […], as pessoas tem sofrido e poder parar e pensar um pouco na vida é muito importante […] as músicas que trago falarão da saúde emocional do professor”.

Enquanto isso, no auditório Professor Doutor Edson Antonio Lenzi, foi iniciada a palestra sobre educação alimentar e aproveitamento integral dos alimentos com Amanda Menon Machado, que falou com os funcionários dos serviços gerais da rede pública que atuam em serviços diversos, inclusive alimentação; os temas abordados incluem desde higiene e alimentação balanceada ao aproveitamento máximo de ingredientes.

De volta ao anfiteatro, findada a palestra do professor Nathan Osipe, teve início a palestra de Paula Elise Madoglio Izidoro, que ensinou aos professores acerca da importância da avaliação de aprendizagem e apresenta técnicas que devem ser aplicadas no cotidiano. Com seus métodos, é possível atualizar o processo pedagógico com informações precisas, proporcionando uma educação democrática e igualitária.

O ciclo de palestras teve início às 7h30, e se encerram às 17h30. Novos cursos de capacitação serão ministrados no meio do ano.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br/ ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482, Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.

Prefeitura de Bandeirantes, trabalhando pra você.