Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Cooperativismo será foco nas escolas municipais de Bandeirantes

Parceria com SESCOOP utilizarão o programa Cooperjovem com práticas pedagógicas inovadoras e atividades educativas.

Cooperativismo será foco nas escolas municipais de Bandeirantes

A Secretaria Municipal de Educação de Bandeirantes em parceria com Sicoob Ouro Verde e Sescoop, apoia a educação inovadora e transformadora através do Programa Cooperjovem.
Os professores das Escolas Municipais Prefeito Moacyr Castanho, Maria de Lourdes Guedes Mendes e Diógenes E. P. Vasconcelos participaram da formação ocorrida na terça-feira, 14 de março. O momento contou com trocas de experiências, aprimoramento das práticas pedagógicas e procedimentos para desenvolver o projeto com qualidade e cooperação mútua na comunidade escolar.
O Programa Cooperjovem é um programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) que leva para escolas públicas de todo o Brasil práticas pedagógicas inovadoras e atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo (educação, formação e informação),  também com a disseminação de conhecimentos sobre o cooperativismo, que possam contribuir com
o desenvolvimento de crianças, jovens e apoiar mudanças locais e desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas.
Por causa desse espírito inovador, em 2020, o Programa Cooperjovem
passou por uma nova revisão, com os objetivos de acompanhar as
mudanças fomentadas pela Base Nacional Comum Curricular e contribuir com a formação integral de crianças e jovens, de modo a prepará-los para lidar com os desafios complexos do século XXI.
Para cumprir com esse propósito, a nova versão do programa reúne os saberes e as melhores práticas da educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental em um jogo chamado Cooperjogo. Este jogo fundamenta-se na Aprendizagem Baseada em Projetos e coloca os(as) estudantes no centro do processo de ensino-aprendizagem.
O desenvolvimento da nova versão do Cooperjovem foi uma oportunidade de colocar em prática valores do cooperativismo, como
ajuda mútua, democracia e responsabilidade. Todo o processo para definir a nova metodologia e criar os materiais foi feito baseado em um trabalho cooperativo e participativo, que envolveu instituições parceiras (Sescoop Nacional e Estadual, Instituto Sicoob, Fundação Sicredi, Sebrae
e Banco Central do Brasil), organizações que intermediam a realização do programa (como secretarias da educação, cooperativas centrais e singulares e outras instituições locais/regionais), assim como escolas, multiplicadores(as), educadores(as) e estudantes.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.