Bandeirantes, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 Telefone (43) 3542-4525

Educação - Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

Retorno às aulas das escolas públicas acontecem nesta segunda-feira

Retorno às aulas das escolas públicas da rede municipal e estadual de Bandeirantes acontece nesta segunda-feira, dia 19. Professores das escolas municipais se reuniram na quinta-feira (15) na Escola Municipal Leda de Lima Canário e participaram de curso de atualização e formação continuada, bem como de planejamento unificado. Ontem (16), nas próprias escolas, educadores, direção e equipe pedagógica se reuniram para organizar e preparar a chegada dos alunos na segunda.

A secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, destacou a importância da formação continuada sendo uma importante ferramenta que contribui no aprimoramento dos professores para o bom desenvolvimento dos trabalhos no decorrer do ano junto aos alunos. “A própria designação ‘formação continuada’ já diz tudo, independente do período, a capacitação e atualização são uma constante”, comentou.

Durante encontro com os professores, Valquíria explicou sobre a linha de trabalho para 2018 que será fundamentado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento que define o que todos os alunos devem aprender na educação básica (educação infantil e ensino fundamental). Até o ano passado, as escolas construíam seus currículos de acordo com as diretrizes do CNE (Conselho Nacional de Educação), dos conselhos estaduais e municipais. Agora, o currículo deverá seguir orientações da BNCC. Na oportunidade, a secretária agradeceu a participação dos professores, desejou um excelente ano de trabalho e colocou-se à disposição para esclarecimentos e atendimento.

Na rede estadual, professores da educação se reuniram também na quinta-feira e sexta-feira para debater e estudar questões pedagógicas e administrativas para o ano letivo. Durante estes dois dias os profissionais trabalharam questões relacionadas ao planejamento escolar e as diretrizes curriculares. (Fotos Carlos Almeida)