Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 15 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Terç
18/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Educação - Quinta-feira, 22 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Escola Municipal “Yukiti Matida” é pioneira em aulas de Robótica e Tecnologia.

Alunos estão participando da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2023.


Escola Municipal “Yukiti Matida” é pioneira em aulas de Robótica e Tecnologia.

BANDEIRANTES - Robôs que se movem por sons, máquinas que respondem a comandos, crianças inseridas em Projetos de Robótica e criatividade a mil! Esses são alguns dos resultados apresentados pelos alunos de Robótica da Escola Municipal “Yukiti Matida” que, com muita criatividade, estão mostrando excelente desempenho nas aulas que tiveram início neste ano. 


As aulas são interdisciplinares e envolvem a alfabetização, a matemática, o raciocínio lógico, a Ética e a criatividade. Durante as atividades propostas, os alunos manuseiam kits de robótica compostos por peças de montagem, as quais possuem capacidades e sensores específicos, mas que necessitam do uso da matemática e da lógica para que funcionem corretamente. As respostas aos comandos são mais eficazes mediante a programação operada pelos alunos. Este é o início de um futuro, o qual leva à Inteligência Artificial, uma tecnologia computacional desenvolvida com o intuito de que as máquinas possam resolver uma série de problemas e atender diferentes comandos a partir de programações Para a professora Araceli Silvestrini de Moraes Farinha, tal componente curricular é essencial à formação dos alunos: “Robótica é o futuro, é a inovação. Formar alunos proativos, alimentando a criatividade e a aproximação ao universo dos aparatos tecnológicos é uma forma de aprofundar os conhecimentos em lógica e em Matemática, por exemplo. Todo o processo é divertido e interessante não só para eles, como também para nós! Eles se divertem com a Matemática e, ao mesmo tempo, concretizam a produção de um cachorro robótico que atende a comandos sonoros específicos. É o futuro da tecnologia nas mãos daqueles que representam o futuro do país, nossas crianças”, explicou.



Aulas em estágio embrionário - A Escola Municipal “Yukiti Matida” é a única na região a oferecer aulas de Robótica e Programação, incentivando os alunos a entenderem melhor o tema e, também, a Inteligência Artificial. Todas as atividades são pautadas no princípio da Ética. “Com o emprego da Ética, os alunos estão entendendo as implicações e os efeitos oriundos da tecnologia, ou seja, os limites impostos entre a tecnologia e o bem-estar, além da aplicabilidade prática somada às invenções criadas pelo homem. Com brincadeiras, alegria e desenvoltura, os alunos criam e recriam robôs, compreendem o funcionamento do sistema e inventam meios de solucionar os problemas que surgem durante as aulas”, esclarece a diretora da escola, Elaine Bertim. Ela acredita na disciplina e topou encarar esse desafio!



Kit de desenvolvimento de robótica - Os kits de Robótica possuem valores consideráveis e dois deles foram conquistados com a ajuda do vereador Gustavo do Té. “Eles são responsáveis desde a construção de robôs à programação. É a criatividade quem manda. Esses kits são primários, ótimos para turmas que estão iniciando seus estudos na área da Robótica.” 
Semana passada, as turmas de 1º a 5º ano participaram das provas teóricas que compõem a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A fase nacional acontecerá em outubro deste ano.


 

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.

737 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:19:57

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.