Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 15 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Terç
18/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Habitação - Terça-feira, 19 de Março de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITURA DE BANDEIRANTES ENTREGOU 217 MATRÍCULAS, REGULARIZANDO SITUAÇÃO HABITACIONAL.

A regularização foi realizada na Vila São Pedro, garantindo direitos sociais. Medida é esperada há mais de 4 décadas.


PREFEITURA DE BANDEIRANTES ENTREGOU 217 MATRÍCULAS, REGULARIZANDO SITUAÇÃO HABITACIONAL.

BANDEIRANTES - A prefeitura de Bandeirantes realizou no último sábado, 16, a entrega das matrículas de imóveis cadastrados no programa REURB que atendeu a Vila São Pedro. A Regularização Fundiária Urbana (REURB) representa um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de núcleos urbanos informais. Um núcleo urbano informal refere-se a uma área dentro de uma cidade que se desenvolveu sem o planejamento oficial e muitas vezes sem a infraestrutura básica. A falta de formalidade desses núcleos urbanos pode levar a desafios significativos em termos de legalidade, acesso a serviços públicos e qualidade de vida dos moradores. Deste modo, o objetivo do REURB é integrar esses núcleos ao contexto legal das cidades, promovendo a cidadania e o acesso aos direitos fundamentais, como a moradia digna e o ambiente ecologicamente equilibrado. Visando minimizar a desigualdade social e garantir direitos habitacionais e acesso aos serviços públicos ofertados no município, a prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria de Habitação, realizou o programa que atendeu 217 famílias, dos quais 187 foram sociais, ou seja, sem custo. “Essa é uma tranquilidade que o proprietário passa a ter. Saber que o imóvel agora está legalizado e protegido legalmente é garantia de propriedade e, certamente, traz tranquilidade para os moradores”, disse Humberto Luiz dos Santos, secretário de Habitação. O prefeito Jaelson Ramalho Matta mostrou preocupação quanto aos direitos fundamentais; “Ser proprietário de imóvel regular, devidamente inscrito no município, é a garantia de acesso a serviços da prefeitura, de direitos fundamentais e sociais, aumentando a qualidade de vida e trazendo paz aos moradores que, agora, se tornam proprietários dos imóveis. Esse é um enorme avanço social”, explicou.

 

A matéria continua após as fotos:

 

 

Mais de 40 anos de espera - A medida é aguardada há mais de 4 décadas, o que indica a complexidade da atividade. Para iniciar um processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB), é necessário seguir alguns passos importantes. Primeiramente, deve-se realizar um diagnóstico da situação fundiária da área a ser regularizada, identificando os ocupantes, as condições de posse e os limites do terreno. Após isso, é essencial elaborar um projeto de regularização que contemple aspectos jurídicos, urbanísticos e ambientais, respeitando a legislação vigente. Esse projeto deve ser submetido à aprovação do município ou do órgão municipal responsável, sendo encaminhado por último para a Câmara para a aprovação da Lei. Com o projeto aprovado, inicia-se o processo de registro dos imóveis no cartório de registro de imóveis competente, garantindo assim a titulação aos ocupantes legítimos.

 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

351 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:19:57

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.