Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 15 de junho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Sáb
15/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Domi
16/06
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 16 °C
Índice UV
5.0
Segu
17/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 17 °C
Índice UV
5.0
Terç
18/06
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 15 °C
Índice UV
5.0

Educação - Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE REALIZOU ONTEM UMA PASSEATA PARA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

O mês de maio é dedicado à conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE REALIZOU ONTEM UMA PASSEATA PARA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

BANDEIRANTES - Campanhas de conscientização são fundamentais na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Elas desempenham um papel crucial ao informar o público sobre como identificar e denunciar esses crimes, além de promover uma cultura de proteção e respeito aos direitos dos jovens. Diante da seriedade do tema, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou ontem uma passeata em prol da conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento contou com a participação das crianças que fazem parte da rede municipal de educação, que começaram a passeata na praça Brasil-Japão, seguindo até a frente da prefeitura, local onde realizaram as apresentações de seus cartazes e poemas, todos com finalidade de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual infantil, e informaram, também, sobre os cuidados que as crianças devem tomar e a quem recorrer em situações de alerta. "A educação e a mobilização social são ferramentas poderosas para prevenir e combater essas violações de direitos humanos”, disse a secretária da pasta, Nelci Maria Martins de Queiroz. A medida educa a população e a mantém atenta para possíveis sinais que possam indicar abuso, expandindo a segurança daqueles que podem ser alvos de ataques através da própria observação dos membros da sociedade. A secretária informou, ainda, que a pasta possui “profissionais capacitados para atendimento, professores informados e atentos a mudanças de comportamento dos alunos. Possuímos profissionais mais que qualificados para garantir a segurança infantil caso alguma suspeita seja levantada”. O prefeito, Jaelson Ramalho Matta, elogiou a medida ao dizer que “uma passeata tem o poder de chamar a atenção da população com intensidade enquanto informa sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, mantendo todos atentos, além de informar sobre como proceder caso se deparem com alguma situação que indique abuso”.

 

Como nasceu o Maio Laranja - O Maio Laranja é uma campanha de conscientização crucial dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha foi inspirada pelo trágico caso de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de oito anos que foi brutalmente assassinada em 1973. Este evento chocante levou à criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 18 de maio, que posteriormente evoluiu para a campanha do Maio Laranja. A cor laranja foi escolhida para representar a fragilidade e a vulnerabilidade, simbolizada pela flor gérbera, que é comum no Brasil. A campanha enfatiza a responsabilidade social de todos os cidadãos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes e na prevenção da violência sexual. Ações educativas, diálogo aberto e conscientização são fundamentais para identificar e combater esses crimes, garantindo um ambiente seguro para o desenvolvimento saudável da juventude brasileira.

A matéria continua após a galeria de fotos.

 

 

Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

104 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 14/06/2024

Portal atualizado em: 14/06/2024 16:19:57

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.