Bandeirantes, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 Telefone (43) 3542-4525

Educação - Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

Projeto incentiva reaproveitamento do maracujá como alternativa de renda

Projeto incentiva reaproveitamento do maracujá como alternativa de renda

Alunos do 5º Ano da Escola Municipal Rural Ricieri Ormeneze estão participando do desenvolvimento do projeto ‘Reaproveitamento do Maracujá como Fonte de Renda’ que visa a utilização da fruta e suas sobras para o potencial de produção alimentar e outros, servindo ainda de alternativa extra financeira para a agricultura familiar. O projeto tem como professora orientadora, Simone da Silva.

A diretora da Escola Ricieri, Arlete Oliveira, destaca a importância da agricultura para o crescimento de Bandeirantes e, portanto, o projeto considera e propõe a valorização da agricultura e do agricultor através de iniciativas da escola, além de favorecer a inclusão social e evitar o êxodo rural. “São objetivos deste projeto ainda contribuir para a preservação do meio ambiente e capacitar profissionalmente, especificamente, as mulheres dos agricultores da região”, justificou. O projeto ‘Reaproveitamento do Maracujá como Fonte de Renda’ está participando do Programa Agrinho 2017 que é promovido pelo Sindicato Rural de Bandeirantes/Santa Amélia/Itambaracá, FAEP e SENAR/PR.

Segundo Arlete, a primeira fase do desenvolvimento do projeto levou os alunos a visitação em plantações de maracujá onde, no local, conheceram o sistema de plantio e trocaram informações e conhecimento com os produtores. Nesta primeira etapa do projeto, os alunos ainda receberam palestras sobre História da Agricultura; Agricultura Familiar e Convencional; Meio ambiente, agrotóxicos, saneamento básico; Alimentação, nutrição e saúde; Alternativas e perspectivas. “Nesta fase ainda, os alunos aprenderam a fazer cocada e outros derivados alimentares do maracujá, e elaboração de livro de receitas com a fruta”, citou.

Já na segunda fase, conforme explica a diretora, houve interação com alunos das escolas urbanas, Leda de Lima Canário e Maria Inês Speer Faria. “As crianças do projeto ‘Reaproveitamento do Maracujá como Fonte de Renda’ apresentaram os trabalhos desenvolvidos e vincularam a atividade teórica com a prática”, concluiu.