Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Bandeirantes, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022 Telefone (43) 3542-4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 Horas

Segu
17/01
Chuva
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
14.0
Terç
18/01
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
14.0
Quar
19/01
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
14.0
Quin
20/01
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 19 °C
Índice UV
14.0

Educação - Quarta-feira, 12 de Julho de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Óleo de cozinha será transformado em livros infantis

Conscientizar e ajudar o meio ambiente, além de promover a leitura, são os focos do projeto ‘Coleta de Óleo de Cozinha’, desenvolvido pela Escola Municipal Santa Terezinha, de Bandeirantes.


Óleo de cozinha será transformado em livros infantis


Conscientizar e ajudar o meio ambiente, além de promover a leitura, são os focos do projeto ‘Coleta de Óleo de Cozinha’, desenvolvido pela Escola Municipal Santa Terezinha, de Bandeirantes. Sob responsabilidade das professoras Angélica do Nascimento Gobatto e Cristiane Fabri Alberini, e coordenação da diretora Rosália Aparecida dos Santos, o projeto trabalha a conscientização ambiental com os alunos da escola através do recolhimento do óleo de cozinha usado.

Todo produto recolhido está sendo armazenado e será destinado a uma empresa especializada que fará o uso e a transformação correta do óleo usado. Em troca, o projeto irá angariar recursos para que a escola e os alunos tenham um novo acervo de livros da Literatura Infantil. Os alunos, segundo a professora Angélica, estão empolgados com o projeto, pois estão tendo noção de que através de pequenas mudanças de atitude é possível fazer muita diferença num próximo. “É preciso agir localmente, mas pensar globalmente. Desta maneira poderemos mudar este quadro de degradação ambiental, o respeito pelo meio ambiente, envolvendo uma ação prática, feita com simplicidade e poucos recursos”, destacou.

De acordo com Angélica, o despejo indevido de um (1) litro de óleo usado na pia ou no vaso sanitário contamina-se até um (1) milhão de litros de água. Este volume é equivalente ao que um ser humano utiliza em 14 anos de sua vida. “As pessoas, inconscientemente, descartam o óleo de cozinha usado pelo ralo da pia e com isso pode provocar entupimento da tubulação, provocando danos no sistema de escoamento de esgoto, e se jogado diretamente na natureza, pode provocar desequilíbrio do ecossistema”, ressaltou.

Para colaborar e reduzir os impactos ambientais, o projeto incentiva os alunos e suas famílias a dar o destino ambientalmente correto. O óleo de cozinha pode ser reutilizado como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, como materiais de limpeza e, inclusive, para a produção de biodiesel.

“Separe em garrafa PET o óleo de cozinha usado e encaminhe para a Escola Santa Terezinha. O projeto é maravilhoso e as crianças estão amando. E nós, muito felizes, pois estamos conscientizando as crianças, cuidando do Meio Ambiente e ainda usando esses descartes como troca por livros”, relatou animada a professora.

Até a semana passada foram arrecadados cerca de 839 litros de óleo. Quem quiser conhecer e contribuir com o projeto pode encaminhar os litros de óleo de cozinha diretamente na Escola Municipal Santa Terezinha, que está funcionando na antiga Escola Antenor Moretti, na Rua dos Expedicionários, 160.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.