Bandeirantes, quarta-feira, 08 de dezembro de 2021 Telefone (43) 3542-4525

Educação - Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

A psicomotricidade auxilia na aprendizagem dos alunos

A psicomotricidade auxilia na aprendizagem dos alunos

Com foco no desenvolvimento de aprendizagem, que resulta também numa melhor convivência social e desempenho escolar, a Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria da Educação e Cultura, através do Centro Psicopedagógico, disponibilizaram profissional específico para trabalhar a psicomotricidade junto às crianças dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

“Existem alunos com dificuldades na aprendizagem, podendo ser problemas sérios, como incapacidade intelectual, ou simples, como falta de atenção, indisciplina, dentro outros. E com essa preocupação, o Município de Bandeirantes disponibiliza um profissional para desenvolver atividades de esquema corporal, lateralidade, coordenação motora fina, orientação temporal, orientação espacial, percepção e coordenação global de equilíbrio junto aos Centros Municipais de Educação Infantil”, destacou a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins. De acordo com ela, para amenizar ou até mesmo solucionar essas dificuldades é possível trabalhar com medidas preventivas e reeducativas. “A psicomotricidade atua desta maneira, norteadas pela relação entre movimento e o pensamento”, argumentou.

A coordenadora do Centro Psicopedagógico, Kellen Cappi, explicou ainda que a psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, auxilia e capacita o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. “É importante aproveitar desse recurso, tendo em vista aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico, no qual acredita-se que as atividades de psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar de forma a auxiliar no processo de aprendizagem do aluno, onde o mesmo posso obter bom desempenho escolar”, definiu.