Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Bandeirantes, quarta-feira, 08 de dezembro de 2021 Telefone (43) 3542-4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 Horas

Terç
07/12
Predomínio de Sol
Máx 26 °C
Min 17 °C
Índice UV
14.0
Quar
08/12
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 15 °C
Índice UV
14.0
Quin
09/12
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 14 °C
Índice UV
14.0
Sext
10/12
Predomínio de Sol
Máx 31 °C
Min 15 °C
Índice UV
14.0

Educação - Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos SENAC/PR realizam tarde de degustação de pizza

Alunos que participam gratuitamente do curso de Pizzaiolo, ofertado pela Prefeitura de Bandeirantes através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o SENAC/PR


Alunos SENAC/PR realizam tarde de degustação de pizza

Alunos que participam gratuitamente do curso de Pizzaiolo, ofertado pela Prefeitura de Bandeirantes através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o SENAC/PR, unidade de Cornélio Procópio, realizaram na tarde da quinta-feira (21) uma tarde de degustação de pizzas. O evento aconteceu nas dependências da Unidade Móvel de Turismo e Gastronomia do SENAC/PR.

Segundo o instrutor do curso, Paulo Cirino, a ocasião foi oportuna para apresentar a alguns convidados o que os alunos aprenderam até o momento as diferentes técnicas para confecção de massas e receitas para recheios de pizzas e calzones. “Cada região do Estado tem peculiar preferência quanto a massa da pizza, ou seja, se mais fina ou mais grossa; com borda recheada ou sem; além de preferência para a massa feita com farinha integral, de fubá - ambas possuem técnicas diferenciadas na proporção de ingredientes; como também a invenção de novos sabores, adaptados ao paladar regional. Essa turma tem muita criatividade. Está sendo muito produtivo trabalhar com estes alunos”, destacou o professor instrutor.

Para a aluna Aline Cristina Pereira, 28 anos, casada, moradora no Conjunto Carvalho Henrique, fazer o curso está sendo uma aprendizagem positiva e animadora. “Faz três anos que faço salgadinhos em casa, até então trabalhava como diarista. Sempre gostei de cozinhar e vim fazer o curso por curiosidade. Mas agora, estou muito animada porque está me dando um novo direcionamento, uma nova perspectiva. É diferente do que costumo fazer. O curso está sendo muito esclarecedor, pois aprendemos unir a teoria e a prática”, comentou.

Já Sulainy Fátima Gambareli, 25 anos, casada, residente em Itambaracá, ao contrário de Aline, é pizzaiola e trabalha na área há uns três anos numa pizzaria em sua cidade. Para ela, todo conhecimento é válido e sempre agregador. “Além disso, técnicas e receitas novas sempre estão surgindo nesta área. Estou muito satisfeita e feliz em aprender e trabalhar com alimentação, que aliás, não tinha nada a ver com minha profissão anterior, que era estética”, contou.

De acordo com o instrutor Paulo Cirino, os alunos passaram por aulas de formação que engloba desde a história da pizza, passando pelos conceitos e características de uma pizzaria, planejamento de carreira para o pizzaiolo, até as técnicas de produção em pizzaria, que incluem a utilização de utensílios, conhecimento da técnica de organização, armazenamento de produtos, técnicas de congelamento, seleção de ingredientes, boas práticas de manipulação, higiene, entre outros aspectos relacionados.

O curso de Pizzaiolo, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Fátima Silva Rego Oliveira, é um dos quatro cursos (Auxiliar de Cozinha, Pizzaiolo, Técnicas em Padaria e Produção de Tortas Doces e Salgadas) gratuitos ofertados pelo programa PSG (Programa Senac de Gratuidade) que tem como objetivo a capacitação e qualificação de pessoas no incentivo a geração de renda e emprego. “Em todos os cursos, além das técnicas específicas de cada uma delas, o aluno aprende ainda sobre gestão, administração, sendo uma oportunidade de se recolocarem no mercado de trabalho ou abrindo seu próprio negócio”, ressaltou e aproveitou para agradecer o apoio e incentivo do prefeito Lino Martins nos trabalhos e ações sociais, como também a parceria com o SENAC/PR.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.