Bandeirantes, sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Quarta-feira, 20 de Março de 2019

Projeto Ateliê estimula desenvolvimento de alunos em sala de aula

Alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Guedes Mendes, de Bandeirantes, estão participando do Projeto Ateliê, este que visa realizar trabalhos manuais como atividades extracurriculares na aprendizagem e confecção de bordados ponto cruz, patchwork, fuxicos, pinturas, entre outros.

Segundo a professora Rozileni de Castro Corrêa Capelin, que conta com apoio voluntário de Silvana Aparecida Dionízio, moradora na região daquela comunidade, o Projeto Ateliê surge como uma ferramenta que beneficia o desenvolvimento do aluno, estimulando a concentração, disciplina e criatividade. “Estes são alguns dos resultados benéficos quando trabalhamos o aprimoramento do lado artístico e criativo das crianças. Resultados positivos que refletem não somente na escola, mas também na vida em sociedade. Além disso, aprender tal atividade, inclusive, pode favorecer futuramente na renda familiar”, comentou a professora Rozileni.

A diretora da Escola Municipal, Maria Aparecida Moraes, ressaltou ainda que o Projeto Ateliê promove a coordenação motora fina, a socialização, o espírito cooperativo, incentivando através da troca de materiais durante a realização das tarefas e também a autoestima. “O projeto também conduz o aluno a compreender toda a produção e o poder de transformação da matéria-prima em seu produto final”, destacou.

Os resultados dos trabalhos são apresentados às famílias, comunidade escolar e público em geral, através de uma feira que é realizada no final do ano letivo. Toda a renda arrecadada é voltada para a aquisição de materiais para o próximo ano do projeto que servirão de incentivo a outros grupos. “É gratificante ver a felicidade das alunas quando veem as peças produzidas, prontas. É fantástico e muito prazeroso ver o trabalho realizado. Para elas é como uma vitória”, disse a professora Rozileni.

Na oportunidade, a diretora da escola, Maria Aparecida, parabenizou a professora Rozileni e voluntária Silvana pelos trabalhos desenvolvidos, assim como os alunos participantes do projeto, e enalteceu a profissão do artesão, sendo que a data de ontem (19 de março) foi o seu dia comemorativo. “Nossos parabéns a todos os artesãos e também nosso agradecimento a secretária da Educação, Valquiria Martins, que tem nos apoiado em todos os trabalhos desenvolvidos na Escola Maria de Lourdes”, completou.

Fonte: FOLHA DO NORTE PARANAENSE