Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Quin
18/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 12 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Educação - Sábado, 27 de Abril de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Município promove palestra sobre ‘Conscientização do Autismo’

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (24) no Centro Cultural Takiko Hassegawa, na Praça Valderi Mendes Vilela (Praça Brasil-Japão), onde estiveram reunidos educadores da rede pública municipal e privado, pais de alunos com TEA (Transtorno do Esp


A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Lions Clube, Mediare, Núcleo de Equoterapia Dr Raul Miyoshi, Associação Anjo Azul e Rotary Club, promoveu palestra sobre ‘Conscientização do Autismo’. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (24) no Centro Cultural Takiko Hassegawa, na Praça Valderi Mendes Vilela (Praça Brasil-Japão), onde estiveram reunidos educadores da rede pública municipal e privado, pais de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e lideranças locais.

O tema abordado, além de ser alusivo ao mês em que se dá ênfase a data mundial de conscientização do autismo (02 de Abril), se faz necessário, segundo a secretária municipal da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, devido ao número de alunos que estão sendo diagnosticados com TEA e inseridos na rede educacional, seja no setor público ou particular. “Para tanto, é importante que os educadores recebam orientações, informações e estejam preparados para reconhecer, identificar, trabalhar, atuar e intervir no processo de integração nas atividades pedagógicas. A palestra foi uma ocasião oportuna para ouvir e conhecer as diversas situações relacionadas no dia a dia, principalmente no ambiente educacional, e em como lidar com elas”, comentou. Valquíria esclareceu ainda que a rede pública municipal já vinha sendo adaptada no atendimento aos alunos com TEA assim como atuando junto às famílias que recebem orientações e informações para acompanhamento e desenvolvimento de seus filhos na escola. “Nossos professores, direção e equipes pedagógicas já veem se preparando desde a supervisão em salas de aula, recebendo apoio de profissionais da área da saúde, da psicopedagogia. Reconhecemos que é necessário e fundamental termos mais cursos preparatórios, mais formação e informação, para justamente conseguirmos de fato trabalhar a inclusão. Quando se trata da inclusão e integração é preciso, além de amparar o aluno com TEA e sua família, também é necessário atuar junto aos demais alunos em sala que devem aprender a conviver e respeitar as diferenças de forma natural”, ressaltou.

Durante o evento da palestra, além das explanações dos profissionais especializados na área de atendimento ao TEA, também houve ocasião de depoimentos, inclusive de famílias e pessoas portadoras do transtorno. (Fotos Carlos Almeida)

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

432 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 16:26:44

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.