Bandeirantes, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Chuva

Educação - Sábado, 01 de Junho de 2019

Encerrado 'Festival da Matemática' do Projeto Futuro Integral

Aconteceu na segunda-feira (27) passada, no Centro Cultural Takiko Hassegawa (Praça Valderi Mendes Vilela-Praça Brasil/Japão), Cerimonial de Encerramento do Festival da Matemática, evento este, promovido numa parceria entre Prefeitura de Bandeirantes, por meio Secretaria da Educação e Cultura, e Sesc PR/Projeto Futuro Integral. A realização do Festival foi em virtude do mês em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática (06 de Maio). O Cerimonial foi conduzido pelas alunas Emilly Raiane Vitória de Almeida e Luiza Yuri Rensi Taniguti, ambas da Escola Rural Municipal Zulmira de Albuquerque.

Apresentação de paródia, de leituras e declamações de poemas matemáticos, marcaram a ocasião, como também a realização de uma competição que empolgou a todos que estavam presentes.  Denominado como a final do '1º Campeonato de Torre de Hanói do Projeto Futuro Integral de Bandeirantes', a competição contou com a participação de alunos frequentes do Projeto Futuro Integral das cinco escolas municipais parceiras e que disputaram, anteriormente, uma seletiva em suas turmas. Os vencedores na categoria feminino e masculino ganharam medalhas douradas, além de um kit de materiais; os demais finalistas, também ganharam medalhas pela participação na grande final.

SOBRE O JOGO - O objetivo do jogo foi o transporte da torre empilhada da peça de maior diâmetro na base, até uma de menor diâmetro numa haste; para outra haste, mas esse deslocamento só poderia ser feito, trocando uma peça de cada vez, e além disso, uma peça maior não poderia ficar em cima de uma menor. O aluno Leonardo Castilho da Silva da Escola Rural Municipal Zulmira de Albuquerque, foi o responsável por apresentar uma lenda sobre a história da origem deste jogo (fonte: www.utfpr.edu.br).

Além do Cerimonial, durante o mês de maio foram realizadas oficinas matemáticas nas escolas que participam do Projeto Futuro Integral, sendo que na maioria destas oficinas, os alunos participantes são os responsáveis pela aplicação para os colegas de escola.

Os orientadores de atividades do Projeto Futuro Integral no Município, Rafael Montenegro Palma e Vânia Josenilda Silva de Paula, e a técnica de Educação do Sesc/Cornélio Procópio, Paula Batista, destacam a importância da parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município e com toda a equipe das escolas parceiras do Projeto (Escolas Municipais: Lêda de Lima Canário, Maria de Lourdes Guedes Mendes, Prefeito Moacyr Castanho, Yukiti Matida, Rural Zulmira de Albuquerque e Colégio Estadual Prof. Mailon Medeiros); que sempre são braço forte nas ações do Sesc na cidade.(Da redação com assessoria)

Fonte: Folha do Norte Paranaense