Bandeirantes, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Sábado, 22 de Junho de 2019

Município realiza I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

O município realizou na terça-feira (18), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema: ‘Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos? ’. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o apoio da Prefeitura de Bandeirantes através das secretarias da Educação e Cultura, Agricultura e Pecuária, Saúde e Assistência Social.

A realização do fórum foi com objetivo de avaliar os trabalhos desenvolvidos sobre o referido tema em debate como também teve a finalidade de ampliar e fortalecer os compromissos de políticas públicas para a promoção da soberania alimentar e garantir a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, de forma a assegurar a participação social e a gestão intersetorial. Segundo a secretária da Educação Cultura, Valquíria Bonanici Martins, o encontro também foi para aprovar as propostas de melhorias, assim como eleger os delegados que participarão da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Este é um trabalho que visa ampliar e promover cada vez mais condições melhores quanto a segurança alimentar e nutricional. Ou seja, priorizar a qualidade de vida do cidadão”, defendeu.

O evento abordou os seguintes eixos: Eixo I - Alimentação como princípio de existir; Eixo II - Desafios e Possibilidades na construção da Política Pública; Eixo III - A geografia da fome e o desperdício de alimentos.

A Conferência também contou com a presença de profissionais da área nutricional, saúde e controle de sanidade alimentar que compõem os núcleos regionais do governo estadual, onde os palestrantes trataram de assuntos relacionados com a alimentação saudável, a fome no mundo, o uso de agrotóxicos e a agricultura família, dentre outros.

Gestores municipais das secretarias da Agricultura e Pecuária, Assistência Social, Educação e Cultura, e Saúde, como também representantes da sociedade civil organizada de Bandeirantes. O coordenador da Coresan (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional) de Cornélio Procópio, pastor Célio Correia da Silva também esteve presente na Conferência Municipal.

O encontro aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária de Bandeirantes.

Fonte: Folha do Norte Paranaense