Bandeirantes, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Educação - Sábado, 07 de Setembro de 2019

Alunos recebem troféus do Prêmio Cooperjovem 2019

Troféus no formato da estatueta da maior premiação do cinema (‘Oscar) foram entregues nesta quarta-feira (04), em Caiobá (litoral paranaense), aos alunos finalistas da edição 2019 do Prêmio Cooperjovem. Representando a cidade de Bandeirantes, Lucas Daniel Franco da Silva e Yasmim Lorrany Lopes da Luz, alunos da Escola Municipal Diógenes Elisenhut Pessoa de Vasconcelos, tiveram suas redações premiadas na categoria ‘5º Ano do Ensino Fundamental’. A secretária da Educação e Cultura, Valquiria Bonacini Martins, elogiou e parabenizou os alunos, professores e direção da Escola Diógenes pelo desempenho e resultados com a premiação, assim como destacou o apoio dos pais dos alunos, e parceria com o Sicoob Ouro Verde e Instituto Sicoob para o desenvolvimento do programa no Município.

A cerimônia aconteceu na unidade SESC/Caiobá e reuniu alunos, professores, diretores, coordenadores do Cooperjovem das cooperativas parceiras, instrutores e secretários de educação de todo o Estado. Os pais e professores também foram homenageados na ocasião solene. Durante o evento houve diversas apresentações culturais, dentre eles com o Grupo Sou Arte, de Campo Mourão; e ainda palestras, com o educador Marcos Meier e consultor João Carlos de Oliveira.

Este ano, houve a participação de 20 cooperativas paranaenses parceiras do Programa. Ao todo, foram 56 redações inscritas na primeira categoria (alunos matriculados no 4° e 5° ano do ensino fundamental) e 18 redações na segunda categoria (alunos matriculados do 6° e 9° ano do ensino fundamental). O tema da redação do concurso foi ‘Por que o Programa Cooperjovem merece o Oscar da Educação?’. O objetivo do Prêmio é reconhecer publicamente as melhores produções de texto vinculadas ao tema proposto com o intuito de promover a reflexão nos alunos quanto à importância da pesquisa, do hábito da leitura e do aprimoramento da escrita.

O PROGRAMA - O Cooperjovem é um programa nacional que possui metodologia unificada e tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação nas escolas do ensino fundamental, em parceria com as cooperativas. O programa visa reforçar o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, viabilizando a transformação e aprimoramento da prática educativa a partir da cultura da cooperação.

Fonte: Folha do Norte Paranaense